05/05/2022 às 14h56min - Atualizada em 05/05/2022 às 14h56min
NOTAS RÁPIDAS - 05/05
A CADA 7 SEGUNDOS UM BRASILEIRO FOI VÍTIMA DE GOLPES ONLINE
Em um mundo cada vez mais conectado, a quantidade de golpes e crimes praticados online também aumentou. Um levantamento da Serasa Experian, com dados do mês de fevereiro, mostrou que além de golpes virtuais aumentarem, o segmento com maior número de vítimas foi o de Bancos e Cartões, com 181.739 casos de tentativas de golpes virtuais. Somente durante o mês, mais de 326 mil brasileiros foram vítimas de tentativas de fraudes, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. A cada 7 segundos alguém era alvo dos golpistas, sendo que as pessoas entre 36 e 50 anos são os principais alvos.
“O maior número de tentativas de fraudes nos segmentos de Bancos e Cartões se deve ao fato de que muitos ainda não sabem gerenciar de forma segura as suas compras pela internet”, afirma Regina Acutu, CEO e co-fundadora da Verifact, ferramenta online de captura técnica que permite coletar conteúdos da internet como prova na justiça, eleita TOP 50 Women In Cybersecurity LATAM 2021.
FONTE: Jannete Xavier - [email protected]
MUSK SUGERE COBRAR DE GOVERNOS E EMPRESAS PARA POSTAR NO TWITTER
Dentro do caldeirão de especulações no qual se transformou a compra do Twitter que ainda não foi completamente finalizada, o novo dono Elon Musk continua fazendo o que mais gosta de fazer: tweetar o que lhe vem na cabeça esperar as reações das pessoas. A sua última sugestão é: cobrar das grandes corporações e dos governos para publicar na sua rede social.
Em um tweet publicado na tarde de terça-feira (3), Musk fala que “a ruína dos maçons foi prestar seus serviços de entalhadores de pedra, de graça” em uma alusão à cobrança de serviços pelo microblog. Em seguida, garantiu que “o Twitter sempre será gratuito para usuários casuais, mas talvez com um pequeno custo para usuários comerciais/governamentais”.
FONTE: TecMundo
PESQUISA APONTA QUE CONSUMIDOR PRETENDE GASTAR CERCA DE R$ 233 NO DIA DAS MÃES
Uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, consultou mais de 2 mil brasileiros de todas as regiões do País, para entender o comportamento de compra dos consumidores para o Dia das Mães, comemorado no dia 8 de maio. O levantamento revelou a intenção de gasto médio de R$ 233 com o presente das mães.
Para a data, a pesquisa revelou que 36% dos participantes planejavam comprar algo com três semanas ou mais de antecedência. Além disso, 50% procuram produtos em sites de buscas. O estudo também apontou os quatro principais fatores que fazem os consumidores irem às compras online: variedades de produtos, boas promoções, preço baixo e frete grátis.
Quando questionados sobre as categorias dos produtos que pretendem comprar para a data, os entrevistados revelaram uma lista de preferidos: Moda 48%; Eletrônicos 18% e Casa, Cozinha e Decoração 15%. E entre os itens mais desejados estão: perfume, vestido, bolsa, celular, sapatos, maquiagem, fone de ouvido, e air fryer. E quando questionados para quem eles habitualmente compram presentes no Dia das Mães, 92% responderam que compram para as mães, seguido de presentes para a própria pessoa (24%) e 23% para a sogra.
FONTE: Renata Baptista Ferro - [email protected]
DOADOR DE SANGUE PODE TER ISENÇÃO DE TAXA EM CONCURSO
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (4/5), em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 874/15, que altera a Lei 13.392, de 1999, a qual isenta o cidadão desempregado do pagamento de taxa de inscrição em concurso público no Estado. De autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), a matéria passou na forma original.
Ao modificar a Lei 13.392, de 2011, estende o benefício ao doador regular de sangue, considerado aquele que realizou a doação em órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município, no mínimo duas vezes ao ano, por pelo menos dois anos.
Durante a discussão do projeto em outra reunião de Plenário, foi recebida a emenda nº 1 e, por isso, ele voltou para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) para receber parecer, que foi pela rejeição do seu conteúdo, entendimento seguido nesta quarta (4).
A emenda nº 1, do deputado Guilherme da Cunha (Novo), que foi rejeitada, apresentava modificações que restringiam os cidadãos desempregados que estariam aptos a conseguir a isenção na inscrição em concurso.
Além de serem doadores de sangue nas condições mencionadas, eles deveriam ser também “economicamente hipossuficientes” (sem condições financeiras para pagar taxas) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
FONTE: ALMG - Assessoria de Imprensa - [email protected]