15/02/2021 às 13h54min - Atualizada em 15/02/2021 às 13h54min

Cia de Teatro Conscius Dementia lança Residência em Teatro Digital

FONTE E FOTOS: Conscius Dementia
Com os eventos cancelados por causa da pandemia, as transmissões ao vivo de espetáculos se tornaram uma maneira de movimentar a economia da cultura e levar a arte para a casa das pessoas, sem perder o contato direto e ao vivo com o espectador, mesmo que de forma virtual. Diversos artistas pelo Brasil afora têm explorado esse novo território possível de apresentação e a Cia de Teatro Conscius Dementia, de Poços de Caldas, optou por investir na apresentação ao vivo, trazendo para dentro da casa do público o ponto que destaca o teatro de outras artes: ele acontece aqui e agora.
O grupo vem experimentando teatro digital desde março de 2020. Nesse processo de quase um ano, sistematizou erros e acertos, os processos necessários e estudos de plataformas digitais. Isso resultou em três espetáculos digitais: Perfeita Imperfeição, Eu Sinto, Muito e Carta ao meu Corpo - sendo que esse último fez uma temporada independente, sem nenhum apoio do poder público ou privado. Além disso, os integrantes fizeram parte de um projeto de pesquisa em teatro digital com professores doutores da UFSJ e da UFOP.
 
GERAÇÃO DE RENDA - Assim nasceu o Teatro Digital - Residência Artística Conscius Dementia, projeto apoiado pelo Instituto Alcoa que tem como principal objetivo impulsionar a geração de renda para artistas cênicos de Poços de Caldas, Andradas e Divinolândia que sofreram diretamente os impactos da pandemia, por meio de uma residência artística que contempla formação, tutoria e aplicação das ferramentas em um festival online de forma integralmente gratuita para os artistas.
Ao todo serão oferecidas 25 vagas para artistas do teatro dessas três cidades. As inscrições acontecem de 18 de fevereiro a 15 de março e poderão ser feitas de forma gratuita pelo site do grupo, onde se encontram também todas as informações sobre o curso.
A residência contempla aulas exclusivamente online utilizando conceitos que foram sistematizados na prática através dos cursos de aperfeiçoamento na área do audiovisual, teatro digital e gestão.
Após os três meses de formação, os participantes receberão uma tutoria individual na produção de um espetáculo/cena digital, que serão apresentados no festival online Palco Digital, última fase do projeto, possibilitando que coloquem em prática tudo que aprenderam.
A residência contará com oito facilitadores, sendo seis integrantes da companhia e dois convidados.
 
Informações e inscrições:
● Instagram - @ciaconsciusdementia
● E-mail - ciaconscius.residenciadigital@gmail.com
● WhatsApp - (35) 9 9836-5389
● Site - https://sites.google.com/view/ciaconscius-dementia



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp