11/02/2021 às 15h12min - Atualizada em 11/02/2021 às 15h12min

Terminal de Carga Multimodal: discussão avança entre governo de Minas e empresas exportadoras e importadoras

FONTE E FOTOS: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

O prefeito Sérgio Azevedo e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Thiago Mariano, participaram na última terça-feira (9), de reunião online com o atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. O encontro serviu para avançar nas discussões sobre a implantação do Terminal de Cargas Multimodal, no Distrito Industrial de Poços de Caldas. A reunião contou, ainda, com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas (INDI). Grupos empresariais, importadores e exportadores, representativos da região como a Danone, Ferrero, Cooxupé e Curimbaba contribuíram com as discussões.
Os debates contaram com a experiência do gerente de Relações Institucionais da VLI, José Geraldo de Azevedo Lima. A empresa é uma das maiores, com expertise em logística comprovada, que atua em portos, ferrovias e terminais brasileiros, entre eles as ferrovias Norte Sul e Centro-Atlântica e os terminais de Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Contribuíram com as discussões o vice-prefeito Júlio César de Freitas, a coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio, Diva Funchal, e o coordenador regional do partido Novo, André Villas Boas, que agendou o encontro com representantes do Estado.
Thiago Mariano informa que entre outros temas importantes relacionados, foram debatidos no encontro a abrangência regional do projeto, o levantamento de demandas, possibilidades e tipos de parcerias que permitirão efetivar a criação do terminal multimodal. De acordo com o secretário, a quantidade de carga disponível é atrativa para o VLI Logística e, agora, os próximos passos serão as análises complementares e estudos estratégicos. “Tudo o que vimos até o momento nos leva a acreditar que é possível e poderemos dar um grande salto de desenvolvimento com este terminal”, disse.
Representantes do governo de Minas, presentes ao encontro, informaram que o Estado tem todo interesse em fazer dar certo o projeto, visto que o terminal multimodal será um grande incremento para a industrialização da região.
 
COMPETITIVIDADE - Estudos da Sedet apontam que a implantação do Terminal Multimodal (rodoferroviário) tornará Poços ainda mais competitiva na atração de indústrias, visto que a logística local permitirá reduzir custos de transporte. O município possui atualmente uma malha ferroviária em operação, que atende apenas a uma empresa.
A construção do terminal beneficiará toda a região, porque vai racionalizar o desembaraço de mercadorias, oferecendo maior segurança para a circulação de produtos importados e exportados. As demandas continuam sendo levantadas pelos técnicos da Sedet junto aos players em reuniões como o setor cafeeiro, também a indústria de minério, produtores de grãos, carne, etc.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp