Brand-News Publicidade 1200x90
08/04/2022 às 15h43min - Atualizada em 08/04/2022 às 15h43min

Remake de “Pantanal” levará mais turistas à região

FONTE E FOTOS: Euracy Campos - [email protected]
A maior estrela do local é a onça-pintada
c 
A novela expõe a beleza selvagem da região pantaneira

Devido as gravações do remake do Pantanal, muitos atores da novela não escondem o encanto e a surpresa com a beleza da região, que está situada entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por incrível que pareça, a maior planície alagada do mundo - considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera - é pouco visitada pelos brasileiros.
 
Quem vê as imagens da novela, já consegue perceber o quanto a região pantaneira é bonita, com um bioma rico, numa paisagem plana, com áreas alagadas, que refletem a luz do dia e explode em cores com o pôr do sol. Por ser uma região pouco povoada, quem chega de grandes cidades consegue notar o silêncio e ao mesmo tempo perceber os ruídos da natureza, como o canto dos pássaros, a presença dos animais e o mover dos ventos na vegetação. A beleza é estonteante e agrada aos visitantes, que podem se aventurar pelo Pantanal e viver experiências inesquecíveis.
 
O ciclo das águas - a cheia, a vazante e a seca - rege a paisagem e a vida por lá. Em cada período a paisagem se transforma, conferindo beleza e sensações diferentes aos moradores e visitantes. Na cheia, o deslocamento poderá ser feito mais com barcos; na seca dá para fazer até caminhadas; a cavalgada pode ser feita em local seco ou alagado, depende do espírito aventureiro de cada um - mas tem também os safáris por água ou com veículos apropriados, diurnos ou noturnos. O que não falta é aventura.
 
No Pantanal o amanhecer é lindo e o entardecer, encantador. As aves demonstram o capricho da natureza com suas cores exuberantes, como as da arara-azul-grande, tuiuiú, tucano, periquito, garça-branca, jaburu, beija-flor, socó, ema, seriema, papagaio, gavião (de várias espécies), curicaca, entre muitas outras. Os mamíferos, como a capivara, lobinho, veado-campeiro, veado-catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo-do-pantanal, porco-do-mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, bicho-preguiça, ariranha, suçuarana, quati, tatu e a maior estrela do local, que é a onça-pintada (que merece um passeio só para saber onde ficam e costumam se mostrar), são um show à parte e podem ser vistos com certa facilidade. Fáceis de ver também são os répteis, como jacarés (que ficam enfileirados nas beiradas dos alagados e rios), jabutis e cágados. As temidas cobras nem sempre são vistas facilmente.


POUSADA PIUVAL - Próximo à Transpantaneira e totalmente dentro do Pantanal, a Pousada Piuval - uma ex-fazenda, vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 nas categorias Meio de Hospedagem e Top Sustentabilidade -, permite aos turistas, ao saírem dos seus quartos, terem a impressionante visão da imensa planície pantaneira. “Na pousada todo o sistema é voltado para a preservação do meio ambiente, com reconhecimento sustentável pela norma 15401 da ABNT, em parceria com o MTur. É possível sim fazer turismo de qualidade sem degradar o meio ambiente. Afinal, toda essa beleza pantaneira merece ser preservada!”, explica Eduardo Eubank.
Segundo Eduardo, o Pantanal é mais visitado por turistas estrangeiros do que por brasileiros. “Esperamos que a estreia da novela Pantanal leve os brasileiros a se interessarem mais por esse Patrimônio Natural, visitando de forma consciente, apoiando a preservação da natureza e movimentando o setor de turismo na região, que é muito importante para empregabilidade e a economia local”, diz.
 
SUSTENTABILIDADE - Fundada em 1989 e instalada a 110 km de Cuiabá e a 10 km de Poconé, no Mato Grosso, a pousada pantaneira, que completa 34 anos em 2022, agora é também uma referência em sustentabilidade. Entre as ações da hospedagem estão a coleta e a separação do lixo para reciclagem; recolhimento da água da chuva para reuso na jardinagem; reutilização das águas cinzas do chuveiro, da pia e do ar-condicionado; placas solares instaladas no teto de um dos blocos que captam energia para os chuveiros elétricos; bloqueadores de energia nos quartos e lâmpadas de LED. Dos 30 apartamentos da hospedagem, 20 seguem princípios da arquitetura sustentável, com madeira de reflorestamento. Para reduzir o lixo, foram estabelecidas boas práticas na cozinha, o que também garante a segurança alimentar dos hóspedes.
Com todo um sistema voltado para a preservação do meio ambiente, a Pousada Piuval foi reconhecida como sustentável pela norma 15401 da ABNT, em parceria com o MTur.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.