Brand-News Publicidade 1200x90
04/04/2022 às 14h50min - Atualizada em 04/04/2022 às 14h50min

Incubadora Social lança Coleção “Sinal Verde”

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
m 
A Incubadora Social de Poços de Caldas fez na tarde de hoje (dia 4) o lançamento da Coleção “Sinal Verde”, desenvolvida a partir do reaproveitamento dos uniformes da Secretaria Municipal de Defesa Social, substituídos por conta da padronização nacional, por meio do projeto “Recriar através de resíduos têxteis - Costura Criativa com a técnica de upcycling”. O evento ocorreu na sede da Incubadora Social, no prédio do Terminal Rodoviário. 
Foram desenvolvidos seis diferentes modelos de produtos, dentre eles bolsas, pochetes, porta máscara e porta álcool em gel, que estarão disponíveis na loja física e online da Incubadora Social. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3715-3971 ou 9 9809-5955
 
Em 2021, a Secretaria Municipal de Promoção Social recebeu a doação dos uniformes da Secretaria Municipal de Defesa Social, que foram substituídos por conta da padronização nacional. Os uniformes recebidos foram utilizados como matéria-prima para confeccionar produtos desenvolvidos no curso de Costura Criativa.
Considerando que a costura criativa pode representar um elemento de formação profissional e de oportunidade de trabalho e geração de renda, foi criado o projeto “Recriar através de resíduos têxteis - Costura Criativa a partir da técnica de upcycling”. O mais legal dessa técnica é que o custo para produzir os novos produtos é muito baixo, visto que partes de itens que serão utilizados são resíduos, sem a necessidade de investir em peças novas. Tem como objetivo propiciar um espaço de desenvolvimento de habilidades técnicas de criação, design e costura visando à inclusão produtiva.
O upcycling consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original. Reduz a quantidade dos resíduos produzidos que passariam anos em lixões ou aterros sanitários. Além disso, diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a fabricação de novos produtos, sendo um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.
O curso contou com o patrocínio para projetos socioassistenciais da Prefeitura de Poços de Caldas, via Secretaria Municipal de Promoção Social, e foi realizado em parceria com a Incubadora Social. Todas as peças apresentadas foram idealizadas pelas artesãs designers Myrelle Godoi e Mônica Carrascal. Mônica ministrou todas as aulas práticas e acompanhou a evolução dos alunos durante esses quatro meses de curso. O resultado deste trabalho culminou no lançamento desta nova coleção “Sinal Verde” e as peças estarão disponíveis na loja física e online da Incubadora Social. Foram desenvolvidos seis diferentes modelos de produtos, dentre eles bolsas, pochete, porta máscara e porta álcool em gel.
 
PÚBLICO - O público impactado pelo projeto é formado por pessoas maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, encaminhados pelos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua e que estão inseridos no Cadastro Único para programas sociais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.