Brand-News Publicidade 1200x90
22/03/2022 às 16h09min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h09min

APS, Alcoa e Unifal lançam a quinta edição da Floresta de Bolso

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Representantes da Alcoa, APS, Unifal e poder público durante lançamento da quinta edição da Floresta de Bolso
b
Espaço proporcionará aos alunos, professores e colaboradores da Universidade Federal de Alfenas um espaço agradável e bonito, além de contribuir com a qualidade do ar do campus
 
No dia 17 de março, Poços de Caldas ganhou mais uma Floresta de Bolso, desta vez no campus da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Esta é a quinta implantada na cidade pela Associação Poços Sustentável (APS), em parceria com a Alcoa Foundation, por meio de um programa denominado Partnership for Tree, que visa plantar árvores em diversas localidades onde a Alcoa tem operação. O projeto conta ainda com o apoio da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, Prefeitura Municipal e Departamento Municipal de Eletricidade. Durante o evento de lançamento, representantes e voluntários dos parceiros plantaram mais de 700 mudas de 30 espécies nativas da Mata Atlântica nos dois espaços que formam a Floresta de Bolso, e também na avenida principal do campus, onde será formado um Parque Linear.
 
Mais de 80 pessoas estiveram presentes no lançamento, entre eles o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Unifal; professor Leonardo Henrique Soares Damasceno, diretor do campus de Poços de Caldas; Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Alcoa Poços de Caldas; e Antônio Donizete Albino, secretário de Serviços Públicos, representando o prefeito Sérgio Azevedo.
 
“Hoje é mais um dia muito especial para a Associação Poços Sustentável”, destacou Terezinha Couto, diretora Executiva da APS. “Quando iniciamos este lindo projeto, em 2017, não imaginaríamos como ele daria tantos frutos. Já colecionamos, nestes quase cinco anos, cinco Florestas de Bolso, com o plantio total de mais de duas mil espécies nativas, colaborando para melhorar a qualidade do ar das regiões onde elas foram implantadas e oferecendo à comunidade novos espaços para lazer e prática de exercícios físicos”.
 
Maria Cristina Gonçalves, agradeceu mais uma vez a parceria da APS, que tem transformado a Floresta de Bolso em um projeto de muito sucesso. “Estamos muito orgulhosos com os resultados que obtivemos até agora com a implantação das Florestas de Bolso, pois elas têm um significado importante para a Companhia ao atender a estratégia de biodiversidade da Alcoa Global”.
 
Para o reitor, a Floresta de Bolso é um projeto muito importante para a Unifal. “Vem ao encontro do nosso desejo de ser uma universidade sustentável”, ressaltou o professor Sandro Cerveira. “Já temos várias ações e pesquisas neste sentido e participar desta Floresta de Bolso agrega e nos enche de alegria”.
 
“Para o campus de Poços de Caldas representa uma oportunidade ímpar para a melhoria dos nossos indicadores ambientais”, completou o professor Leonardo Damasceno. “Considerando que temos cursos de graduação e pós-graduação nesta área, e sendo uma instituição de ensino, devemos sempre servir de exemplo à comunidade que nos cerca”.
 
SOBRE AS FLORESTAS DE BOLSO - A iniciativa tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas e, assim, trazer todo o benefício das árvores para centros urbanos altamente perturbados/impactados. São criados nichos de floresta que trarão mais conforto térmico à sua microrregião, recriarão uma paisagem mais orgânica e integrada ao ambiente urbano e promoverá a alteração da percepção da importância das florestas nas comunidades/bairros, fomentando o cuidado com a natureza entre os estudantes e moradores/comunidade.
A primeira Floresta de Bolso foi implantada no final de 2017 e inaugurada em 2019, com toda a infraestrutura, como iluminação, passarelas para pedestres, passeios e bancos, no bairro Santa Ângela; a segunda foi implantada no Jardim Kennedy II; a terceira, nas áreas do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto e Centro Educacional Municipal Dr. João Batista Ferreira Monteiro, e a quarta no campus da PUC Minas - Poços de Caldas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.