08/02/2021 às 17h17min - Atualizada em 08/02/2021 às 17h17min

Áreas de lazer em hotéis e pousadas de Monte Verde e região são reabertos nesta segunda-feira

FONTE E FOTO: - Gabriela Castilho - wgo Comunicação

Novo decreto foi publicado sexta-feira (5) e inclui o funcionamento de piscinas, saunas, parquinhos infantis, brinquedotecas, entre outros
 
A partir desta segunda-feira (8), hotéis e pousadas de Monte Verde passam a reabrir as áreas de lazer, bem como áreas esportivas, de entretenimento, academias, piscinas, saunas, parquinhos infantis, espaços kids, brinquedotecas, entre outros. A liberação ocorre após a publicação do decreto nº 20/2021, na última sexta-feira (5). A MOVE - agência de desenvolvimento de Monte Verde e região - e seus associados comemoraram a reabertura, que impacta diretamente no turismo do distrito.
"Entendemos que é possível manter o funcionamento e seguir os protocolos de higiene indicados pelas autoridades de saúde. Monte Verde, inclusive, foi considerada pelo Ministério do Turismo como exemplo nacional de retomada segura durante a pandemia", afirma a presidente da agência, Rebecca Wagner.
 
NOVO OFÍCIO - Nesta segunda-feira (8), representantes da MOVE se reunirão com a Prefeitura de Camanducaia para solicitar a liberação de música ao vivo e a prolongação do toque de recolher até meia-noite durante os finais de semana de Carnaval (13 a 16 de fevereiro) em Monte Verde. De acordo com a presidente, a permanência das restrições impostas, principalmente em um período de maior movimento, prejudicaria a recuperação econômica do setor no distrito.
"Atualmente, o toque de recolher está fixado das 23h às 6h, mas entendemos que às sextas-feiras e aos sábados o horário deveria ser estendido até meia-noite, permitindo que mais pessoas consigam chegar a Monte Verde, se instalar e fazer uma refeição. Apenas reiteramos que a manutenção de todas as restrições ainda impostas pode comprometer a retomada da economia local", afirma a presidente da MOVE.
Com o novo decreto, ficou proibida a realização de festividades e eventos carnavalescos e de pré-carnaval em locais públicos ou privados, com o fim de evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus.
Após negociação da agência com a administração municipal, ficou acordado que as novas regras serão emitidas às sextas-feiras com início de vigência nas segundas-feiras subsequentes, de forma que os estabelecimentos tenham tempo para se adequar e, assim, evitar prejuízo aos visitantes.
 
Desde o dia 25 de janeiro, o setor hoteleiro e comercial de Monte Verde funciona com 60% da capacidade, com toque de recolher estipulado das 23h às 6h e previsão de multa de R$ 50,00 para quem não usar máscaras de proteção facial e multa de mil reais a pessoas confirmadas com Covid-19, ou com suspeita, que não cumprirem o isolamento social.
O documento determina, ainda, que todos os estabelecimentos e serviços destinados à atividade de turismo devem, obrigatoriamente, estar cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) e possuir o Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo, bem como manter as informações devidamente atualizadas.
"Respeitamos as orientações das autoridades de saúde e, para garantir o funcionamento do comércio e a saúde dos nossos moradores e visitantes, precisamos contar com a colaboração de todos no cumprimento das regras impostas. É importante ressaltar que, desde o início da pandemia, Monte Verde tem adotado medidas que garantem a segurança dos turistas e dos profissionais envolvidos nos atendimentos em respeito às famílias da região, bem como de todo o nosso país, que passam por dificuldades e sofrimento nesse cenário de crise sanitária", reforça Rebecca.
 
Segundo destino mais acolhedor do Brasil
 
Monte Verde foi considerado o segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking anual do site de hospedagens Booking.com, atrás somente de Penedo (RJ), e seguido de Fernando de Noronha (PE). Foram selecionados os dez destinos brasileiros com o maior percentual de propriedades que receberam avaliações positivas ao longo de 2020. 





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp