Brand-News Publicidade 1200x90
21/03/2022 às 15h25min - Atualizada em 21/03/2022 às 15h25min

IV Conferência Municipal de Cultura discutiu a questão da Cultura como Negócio

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
C 
A realização da Conferência teve como objetivo avaliar o cumprimento das metas do Plano Municipal de Cultura, previstas para o período de cinco anos
 
Depois de dois anos mediados pelo digital, com escassas oportunidades de encontro presencial, a IV Conferência Municipal de Cultura, cuja programação foi encerrada no sábado, 19, marcou também o retorno da possibilidade de reunião de artistas, agentes culturais, gestores e interessados no tema, a partir da retomada oportunizada pelas atuais condições sanitárias referentes à pandemia da Covid-19. 
Depois de três noites de formação e debates, durante os fóruns temáticos realizados no Salão Nobre do Palace Casino, foi realizada a apresentação formal da Conferência, com a participação de autoridades e convidados. 
“Nesses últimos três dias, debatemos questões que são, na verdade, grandes paradigmas: a questão da Cultura como Negócio, pensando na cadeia produtiva, no ecossistema da Cultura e como isso pode ser um dos grandes ativos econômicos da cidade; as curadorias, as ações afirmativas, a descentralização das atividades e a acessibilidade, pensando em quais as ações precisam ser desenvolvidas; e pensamos, também, na Cultura Popular, que ainda é a parte mais desprivilegiada do nosso setor cultural”, discursou, durante as falas iniciais, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Pedro Cezar
 
A realização da Conferência Municipal de Cultura teve como objetivo avaliar o cumprimento das metas do Plano Municipal de Cultura (Lei 9.144/16), previstas para o período de cinco anos. O vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou que o Plano Municipal de Cultura é decisivo para que a Cultura de Poços saiba que caminho percorrer nos próximos anos. Ele também ressaltou a importância da arte e da cultura na construção da sociedade, especialmente na criação de oportunidades para crianças e adolescentes. 
O presidente da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula e Silva Júnior, participou remotamente da abertura oficial, e parabenizou a organização do evento pela realização de “uma conferência tão calorosa e presente”
 
NOMEAÇÃO - Durante as falas iniciais, o secretário municipal de Governo, Celso Donato, assinou o termo de posse do servidor Gustavo Dutra (foto) como secretário municipal de Cultura. Ele respondia interinamente pela função desde setembro de 2020 e foi efetivado na manhã deste sábado, 19 de março de 2022, durante a IV Conferência Municipal de Cultura. “Gustavo é a cara da Cultura de Poços de Caldas”, destacou o secretário municipal de Governo, Celso Donato. “Quero agradecer ao trabalho abnegado do Conselho de Política Cultural, esses conselheiros e conselheiras que prestam serviço voluntário, cada um nas suas áreas, se articulam com as câmaras setoriais e que têm desenvolvido um excelente trabalho”, enfatizou Gustavo.
 
A IV Conferência Municipal de Cultura de Poços de Caldas foi uma realização conjunta do Conselho Municipal de Política Cultural e da Secretaria Municipal de Cultura.
Toda a programação da IV Conferência Municipal de Cultura foi transmitida pelo Canal Poços Curte em Casa no YouTube (https://youtube.com/c/PoçosCurteemCasa).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.