Brand-News Publicidade 1200x90
04/03/2022 às 16h10min - Atualizada em 04/03/2022 às 16h10min

Andradas recebe o 1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica

FONTE E FOTO: Prefácio Comunicação - Juliana Campos Silva
C 
Evento é realizado com o apoio do Sebrae Minas e visa valorizar e dar visibilidade ao papel da mulher na cafeicultura; inscrições são gratuitas
 
Na próxima terça-feira, 8 de março - Dia Internacional da Mulher - será realizado em Andradas (MG), o 1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica. O objetivo é valorizar e dar visibilidade ao trabalho feminino no mercado cafeeiro. O evento será realizado no restaurante Aldeia Fazenda Velha, no bairro Capão do Mel, zona rural do município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Sympla, com vagas limitadas.
De acordo com o diretor executivo da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, Ulisses Ferreira de Oliveira, as mulheres representam uma parcela significativa dos associados e desempenham um trabalho fundamental para a região. “Cerca de 70% dos nossos membros provêm da agricultura familiar. Isso significa que a produção da região vulcânica envolve homens e mulheres, muitas vezes, famílias inteiras. E percebemos uma tendência de reconhecimento e valorização delas por parte do mercado, que tem se interessado especificamente por cafés produzidos por mulheres”, diz.
A Região Vulcânica reúne mais de sete mil cafeicultores, que produzem, juntos, quase dois milhões de sacas por ano.
 
O 1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica é realizado pela Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, Prefeitura Municipal de Andradas, Instituto Federal do Sul de Minas, Emater, Instituto Federal do Sudeste de Minas e Sebrae Minas.
O evento conta ainda com o apoio da Bourbon Specialty Coffees, Pressca, Confraria do Café, Revista Espresso, SMC Specialty Coffees, Café Poços, Sindicato Rural de Andradas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Andradas, Caldas e Ibitiúra de Minas e do IWCA.
“A ideia é reunir cafeicultoras e apreciadoras do produto que, de alguma forma, sejam ligadas à região ou ao mundo do café. Outra finalidade é trazer informações, orientações e atividades para esse público, além de consolidar a marca da Região Vulcânica em toda a cadeia do café”, comenta Ivan Figueiredo, analista do Sebrae Minas.
 
REGIÃO VULCÂNICA - A região abrange uma área conhecida como caldeira vulcânica, com altitudes que variam entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar. O território é formado por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais; além de Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo.
O projeto de criação da Marca Território Cafés da Região Vulcânica começou em 2018, liderado pelo Sebrae Minas, e foi lançado, oficialmente, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em 2020.
 
PROGRAMAÇÃO:
8h – Café de boas vindas
8h30 – Abertura oficial
9h – Palestra: Mulheres no Campo – Profª. Danielle Baliza
9h45 – Palestra: Diferenciação pela origem – Priscilla Lins, Gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae Minas
10h15 – Palestra: Região Vulcânica – Ulisses Oliveira
10h45 – Painel: Mulheres da Região Vulcânica
11h45 – Palestra: Bourbon Specialty Coffees – Qgrader – Andréia Braga
12h15 – Almoço
13h30 – Workshop: Confraria do Café / Workshop – Mulheres Baristas – Keiko Sato
14h30 – Palestra: Torrefação de Café - Roberta Bazilli
15h – Palestra: Specialty Coffees – Maria Dircéia
15h30 – Painel: Mulheres da Região Vulcânica
16h30 – Painel: Mulheres de Andradas
17h – Encerramento
 
SERVIÇO:
1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica
Dia: 8 de março
Horário: 8h
Local: Restaurante Aldeia Fazenda Velha, no bairro Capão do Mel, zona rural de Andradas
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/1-encontro-das-mulheres-do-cafe-da-regiao-vulcanica/1487669

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.