04/02/2021 às 17h08min - Atualizada em 04/02/2021 às 17h08min

NOTAS RÁPIDAS - 04/02

COM NARRAÇÃO DE NEY MATOGROSSO, “O MENINO QUE ENGOLIU O SOL” ESTREIA NA TV CULTURA
 
Neste sábado (6/2), a série infantil “O Menino que Engoliu o Sol” chega à programação da TV Cultura. Narrada por Ney Matogrosso e inspirada na obra de Manoel de Barros, a animação apresenta experiências sensoriais do diálogo da criança com a natureza. Vai ao ar às 9h30, na TV Cultura.
A produção nacional aborda de forma sensível e poética temas julgados como infantis, mas que muitas vezes estão presentes no universo adulto. Na trama, Manoel - um pouco menino, um pouco pássaro - pula do ninho direto para o seu quintal que é maior do que o mundo, o Pantanal.
Com medo do escuro e com fé na crença de que "somos o que ingerimos", ele decide comer o Sol - deixando o mundo em uma noite eterna. A partir disso, o garoto descobre que todos os seres apresentam luz própria e se liberta de seus medos.
Combinando técnicas de animação e live-action“O Menino que Engoliu o Sol” traz imagens da fauna e flora típicas do Pantanal sul-matogrossense e ilustrações baseadas na arte de Martha Barros, filha de Manoel de Barros. A série conta com uma técnica diferente dos desenhos convencionais: em aquarela, os pigmentos se dissolvem e formam cada um dos personagens.
 
FONTE: Imprensa TV Cultura
 
 
 
BRASILEIRO FICOU 20% A MAIS EM PLATAFORMAS DE STREAMING EM 2020
 
Novelas, séries, filmes, documentários, vídeos fofinhos e engraçados: os aplicativos de vídeo já fornecem tudo o que você quer assistir em um único sistema. O Cuponation, plataforma de descontos online, sabe que as empresas de streaming ajudaram a passar o tempo livre causado pela pandemia, e por isso compilou dados sobre as plataformas mais acessadas. 
Um estudo feito durante todo o ano de 2020 pela companhia App Annie levantou as cinco empresas de streamings mundiais que se sobressaíram e mais tiveram acesso no Brasil e no mundo durante o ano de pico da quarentena. 
Já tradicional e super popular no Brasil, a Netflix estacionou no primeiro lugar do ranking, seguida pela Amazon Prime. Além dessas, plataformas de vídeos como a brasileira Globo Play, Youtube Kids e Twitch também apareceram entre as TOP 5.
Em contrapartida, uma segunda pesquisa feita pela mesma companhia registrou que apesar de a Netflix ter sido a mais acessada, ficou na segunda posição em relação ao tempo médio mensal gasto por usuário entre os top apps de streaming. De acordo com o relatório divulgado, os brasileiros passaram cerca de 7,9 horas por mês conectados na plataforma mais acessada em 2020, o que significa um aumento de quase 20% de vídeos assistidos comparado com o ano de 2019. 
O streaming que ficou em primeiro lugar e conseguiu somar por volta de 26.3 horas assistidas mensalmente somente pelos brasileiros foi o app do Youtube - o que representa um crescimento de mais de 15% de pessoas conectadas. Informações sobre o Youtube Go, Amazon Prime e o Youtube Kids completam a pesquisa que pode ser observada no infográfico do Cuponation.
 
FONTE: Giovanna Rebelatto – Comuniquese1
 
 
 
PODCAST “CAÇADORES DE FAKE NEWS” ENSINA COMO IDENTIFICAR E COMBATER NOTÍCIAS FALSAS
 
O livro "Esquadrão Curioso - Caçadores de Fake News", do jornalista e escritor Marcelo Duarte, lançado em 2018, acaba de ganhar uma versão no formato podcast. "Caçadores de Fake News" chega hoje (4) às principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast, entre outros). Misturando ficção com realidade, os quatro personagens da trama - Isa, Pudim, Leo e Débora - entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países, para entender o que são as fake news, como elas surgem e como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las.
A série teve apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio de seu Edital Anual de Projetos, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos, destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a cooperação bilateral.
"Informações falsas podem até tirar vidas, então é crucial fomentar o pensamento crítico em jovens desde cedo, de modo a ajudar a formar cidadãos engajados e conscientes. Os Estados Unidos já têm bastante experiência nessa área e achamos que é importante dividi-la com os brasileiros", afirmou o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub.
São cinco episódios de 20 minutos com muito entretenimento e informação, que poderão ser trabalhados nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Os educadores poderão encontrar sugestões pedagógicas, o perfil dos entrevistados, links importantes e até mesmo um glossário no site https://www.cacadoresdefakenews.com.br, criado especialmente como suporte do podcast.
 
FONTE: Jô Ribes Comunicação
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp