04/02/2021 às 15h30min - Atualizada em 04/02/2021 às 15h30min

Com 30 anos de história, Hotel Solar do Imperador se reinventa e segue como uma das grandes referências do Nordeste

FONTE E FOTOS: P+G Comunicação Integrada
Fundado pelo casal carioca Ivan Costa Rodrigues e Georgette Tauil, o empreendimento ajudou a colocar a cidade de Porto Seguro (BA) em um lugar de destaque no turismo nacional
 
Durante um passeio por Porto Seguro (BA), o casal Ivan Costa Rodrigues e Georgette Tauil se encantou por um terreno com vista para o encontro do mar com Rio Buranhém. Na época, há 30 anos, a região ainda era pouco turística, então eles resolveram comprar a área e fazer ali uma casa de veraneio para a família. Dona Georgette queria um projeto de arquitetura de solário, com todas as janelas voltadas para a bela vista e, para tanto, o arquiteto responsável disse que seria necessário construir 40 quartos. O casal topou e o que era para ser um lugar de descanso para familiares, acabou se transformado no Hotel Solar do Imperador.
Ao longo dos anos a região, que era calma, acabou se tornando mais turística e, consequentemente, a procura por hospedagem aumentou. Por isso, o hotel foi ampliado e conta hoje com 104 quartos, no melhor estilo colonial, além de piscina de pedra hijau, sauna a vapor e hidromassagem. Por ano, o empreendimento recebe cerca de 25 mil hóspedes, que são atendidos por uma equipe de 80 funcionários.
“Sempre prezei pela qualidade nos mínimos detalhes. Quando o solar foi aberto os talheres eram de prata, copos de cristais franceses, pratos de louça inglesa, um nível alto”, conta a proprietária. Hoje, com 82 anos ela continua por dentro de tudo que acontece no Solar do Imperador e um dos netos, Charbel Spinelli Tauil, é o responsável pela administração, que alia tradição e modernidade. “As pessoas têm cada vez mais demandas precisas. Por isso, nós temos que entender essas vontades e o os hóspedes desejam em um hotel de alta qualidade”, explica o administrador.
Para isso, Tauil investiu no setor de experiência do cliente. “Analisamos tudo, da chegada a saída, através de uma plataforma. Lá os funcionários de todos os setores explicam o que deu certo e não e dão sugestões. Assim, com olhar do dia a dia deles, conseguimos ter uma métrica do que funciona ou não em prol de melhorar a experiência dentro do Solar do Imperador”.
 
SEGURANÇA NA PANDEMIA - No início da pandemia do coronavírus o hotel ficou fechado por cinco meses. Para retomar as atividades foi necessário conseguir os selos de Turismo Seguro e de Biossegurança da cidade de Porto Seguro. Quando vieram essas confirmações, cedidas pelo Ministério do Turismo e pela Prefeitura de Porto Seguro (BA), o Solar do Imperador reabriu seguindo todo protocolo de segurança.
“Nas áreas comuns sempre tem um funcionário limpando tudo. Nas acomodações, aumentamos o número de vezes em que é feita a limpeza e sempre com uso de produtos específicos. O uso de máscaras também é indispensável, para proteger nossos colaboradores e hóspedes”, diz Charbel.  Além disso, piscina e sauna precisam ser reservadas com antecedência para evitar aglomerações.
No restaurante, o buffet do café da manhã, que antes da pandemia era no formato de self-service, passou a ser assistido por funcionários, e as mesas foram redistribuídas atendendo a distância de um 1,30m entre elas. 
 
CHARME NOS DETALHES - Dona Georgette sempre prezou pela decoração impecável. Assim que conheceu o trabalho do artista Agadman Alves Benvindo, levou diversas peças do artista plástico para compor os ambientes do Solar do Imperador. Entre elas estão belíssimos painéis e móveis esculpidos em madeira maciça, forte do artista natural do Piauí, arraigado na Praia do Prado (BA).
 
ADEGA DOS LORDES - A família Tauil faz parte de todos os processos, inclusive o da escolha dos vinhos. Toda a carta é montada por eles em parceria com os chefs Leonardo Moreira e Wagner Roberto, priorizando a harmonização com pratos típicos da região. Além da decoração - perfeita para jantares românticos -, a adega tem um subsolo, feito de tijolos e pedras, que mantém os vinhos na temperatura ideal de conservação. Entre os exclusivos estão o renomado brasileiro Bettú, o Storia da Casa Valduga, lote 43 e o Catena Zapata.
 
O Hotel Solar do Imperador fica na Estrada do Aeroporto (nº 317), no Centro / Cidade Alta.
Para mais informações, acesse o site www.solardoimperador.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp