24/02/2022 às 16h11min - Atualizada em 24/02/2022 às 16h11min

Vagas anunciadas para pessoas com mais de 50 anos de idade apresentaram um crescimento de 165,71%

FONTE: Queissada Comunicação - FOTO: Reprodução Google
c 
Veja 7 motivos pelos quais a sua empresa deve contratar um 50+ em 2022
 
O ano de 2022, assim como os dois anos anteriores, segue com alto índice de desemprego com base no cenário de pandemia que o mundo enfrenta. Com vários setores do mercado afetados, o Brasil enfrenta uma crise de saúde e econômica instável, provocando o aumento de pessoas sem renda, como é no caso de pessoas da terceira idade, que muitas vezes são excluídas pela idade, sem ter o reconhecimento de suas experiências e qualificações. Conforme pesquisa, 42% dos idosos brasileiros estão procurando trabalho. (CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil - Serviço de Proteção ao Crédito).

A crise que o mundo enfrenta atinge todas as classes sociais, mas quando se trata de mercado de trabalho, os profissionais idosos que ainda exercem alguma função de trabalho, sofrem com o desemprego. No Brasil, 14,4 milhões de pessoas procuravam emprego até junho de 2021, segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E quando se trata de pessoas da terceira idade, elas se sentem ainda menos favorecidas em questões de empregabilidade, mas a boa notícia é que muitas empresas estão reconhecendo as habilidades dessas pessoas e levando em consideração todos os conhecimentos adquiridos durante todos os anos, inclusive as boas atitudes dessa geração. Ao comparar o ano de 2021 com o ano de 2018, o número de idosos no mercado de trabalho apresentou um crescimento de 10 pontos percentuais, com 46% atuando em alguma atividade profissional, ainda segundo a CNDL e SPC Brasil.

E apesar de os idosos estarem a procura de emprego, o mercado está ofertando cada vez mais vagas para a terceira idade, e como afirmação disso, o portal Empregos.com.br registrou, em setembro de 2021, um crescimento de 165,71% das vagas anunciadas para pessoas com mais de 50 anos de idade, comparado a janeiro de 2021. Entre os cargos ocupados, estão desde os postos em crescimento até consultorias, mentorias e lideranças. Os sêniores buscam por uma oportunidade no mercado para se sentirem mais produtivos, ter uma mente mais saudável e/ou complementar a renda.

Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do CEBRAC, explica que para quem está disposto a se qualificar e entrar para o mercado de trabalho não deveria existir barreiras e que o momento para as pessoas da melhor idade conquistarem uma vaga é agora. “Com as estatísticas de números de vagas aumentando e empresas reconhecendo ainda mais os profissionais acima de 50 anos, a chance desse público se qualificar e estar antenado com as novas demandas é de extrema importância”, completou Vendrametto.

E ao falar de especialização e mais qualificação, as pessoas da melhor idade podem participar de cursos que proporcionarão chances de atuar em uma área específica, como os cursos de Assistente Administrativo; Informática; Profissional de Beleza e Bem-Estar; Atendente de Farmácia; Inglês e entre outros.

Apesar do preconceito persistir em grande parte do recrutamento, algumas organizações já estão se mobilizando para preencher as vagas pelos sêniores. De acordo com o IBGE, o Brasil terá 22% da população idosa até 2050
 
Pensando nisso, Jefferson Vendrametto cita 7 motivos pelos quais a sua empresa deve contratar um 50+ em 2022. Confira:
 
1- Experiência profissional e de vida (para lidar com situações de riscos e desafios);
2- Comprometimento e responsabilidade;
3- Paciência e senso de cooperação;
4- Melhor compreensão do cenário atual (comparando com as suas experiências);
5- São pontuais e organizados;
6- Qualificação e Diversidade de ideias;
7- Maior capacidade de disseminar a cultura organizacional.
 
Acesse aqui e veja os cursos com descontos para os 50+

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp