Brand-News Publicidade 1200x90
21/02/2022 às 15h03min - Atualizada em 21/02/2022 às 15h03min

Santa Casa completou 118 anos

FONTE E FOTOS: Rafael Santos - Assessoria de Imprensa da Santa Casa
c 
A cerimônia marcou a posse oficial do novo diretor clínico, Dr. Daniel Incrocci, e o novo diretor técnico, Dr. André Reis
 
 No sábado, 19 de fevereiro, a Santa Casa de Poços de Caldas completou 118 anos de fundação. Além do aniversário, esse ano de 2022 é muito especial, já que no dia 20 de maio o atual prédio da Irmandade, localizado na Praça Francisco Escobar S/N, completará 60 anos.

Para comemorar a data, na última sexta-feira foi feita uma pequena cerimônia no hall de entrada do Hospital onde, além de anunciar o lançamento do novo site, que já está no ar no endereço www.santacasapc.com.br, foram apresentados o novo diretor técnico, Dr. André Reis, e o novo diretor clínico, Dr. Daniel Incrocci.

O evento contou com a presença do Superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá; da provedora Célia Maria de Souza; do prefeito municipal Sérgio Azevedo; do vice-prefeito Júlio César Freitas; da secretária adjunta de Saúde Rosilene de Oliveira Faria, que representou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi; da secretária de Administração Ana Alice de Souza; do vereador Flávio Togni Lima e Silva, representando a Câmara Municipal; e de Patrícia Zangiacomi, representando os membros da Irmandade.

O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, destacou que a Santa Casa é uma entidade secular, que vem prestando serviço à população há muitos anos, mas que precisa se modernizar. “O Hospital passa por um momento no qual estamos fazendo um trabalho muito forte de modernização de gestão, de tecnologia e de nossa infraestrutura, cabendo cada vez mais à Santa Casa ser integrada à população”, disse.

NOVOS DIRETORES - A cerimônia marcou a posse oficial do novo diretor clínico, Dr. Daniel Incrocci, e o novo diretor técnico, Dr. André Reis, que falou sobre o grande desafio que é assumir um cargo tão importante dentro da instituição. “Vai ser um trabalho exaustivo, um trabalho cheio de obstáculos que nós vamos ter que transpor. A adequação da assistência médica, da assistência técnica, principalmente relacionada ao Sistema Único de Saúde, não é fácil. Nós nos deparamos com dificuldades financeiras, com dificuldades técnicas, por vezes com mão de obra escassa. Mas, com tudo isso, vamos dar segmento nessa honrosa missão da instituição, que é a filantropia, a benevolência, e servir a população que mais precisa.”

IMPORTÂNCIA REGIONAL - O prefeito Sérgio Azevedo destacou a importância da Santa Casa tanto para o município quanto para toda a região. “Nós temos que comemorar muito o fato de termos na nossa cidade uma instituição como a Santa Casa, que presta um serviço fundamental, que pode ser bem visto nesses dois anos de pandemia. Nós vemos a Santa Casa cada vez se modernizando mais, prestando serviços que são prestados em capitais. Então, deixo aqui meus parabéns e desejo sucesso ao Dr. Daniel e o Dr. André, que assumem a direção clínica e a direção técnica, sempre reafirmando a parceria com o município de Poços de Caldas, que sempre está disposto a ajudar no que for possível, no que estiver ao nosso alcance”, disse.
        
HISTÓRIA - Fundado em fevereiro de 1904, o Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas tem sua história entrelaçada com a solidariedade e o desejo de oferecer à comunidade um espaço adequado para atendimento. No início esta vontade se manifestou através de um grupo benemérito que desejava instalar na cidade um local destinado ao atendimento dos doentes mais pobres, pessoas que não tinham condições de se deslocar para outras cidades, em busca de tratamento.
O primeiro local a abrigar a Santa Casa foi obtido através de doação feita por Dona Maria do Rosário das Dores. Ela repassou para a comunidade uma casa situada na Rua Marquês de Paraná, esquina da Rua Direita - hoje Rua Assis Figueiredo, esquina com a Paraíba - para viabilizar a instalação do hospital.
O tempo passou e com ele, a necessidade de ampliar a estrutura em que o então Hospital funcionava. Na década de 30, autoridades da época adquiriram um terreno na Rua XV de Novembro, região central de Poços de Caldas, onde foi construído um prédio maior, de acordo com os padrões da época, com mais leitos e instalação de uma maternidade.
Em 1945, foi iniciada uma grande campanha em toda a cidade para a construção definitiva de um local que pudesse abrigar o hospital que, naquela época, já se tornava referência para inúmeros pacientes da região.
No dia 20 de maio de 1962, com o apoio de autoridades e o trabalho de inúmeras pessoas que abraçaram a causa, o Hospital da Santa Casa passou a funcionar no local onde permanece até hoje, sendo incluído na lista de imóveis que integram o Patrimônio Histórico de Poços de Caldas.

A história fundamenta a missão da Santa Casa, a de prestar assistência médica aos pacientes da cidade e também da região, nos mais diversos níveis de complexidade. O trabalho segue norteado pela ética, responsabilidade social, cooperação, humanização e persistência.


Patrícia Zangiacomi, representando os membros da Irmandade do Hospital; o novo diretor clínico da Santa Casa, Dr. Daniel Incrocci; o novo diretor técnico, Dr. André Reis; o superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá; o vereador Flávio Togni Lima e Silva; o prefeito municipal Sérgio Azevedo; o vice-prefeito Júlio César Freitas; a secretária adjunta de Saúde, Rosilene de Oliveira Faria, que representou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi; e a secretária de Administração, Ana Alice de Souza
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.