03/02/2021 às 15h39min - Atualizada em 03/02/2021 às 15h39min

NOTAS RÁPIDAS - 03/02

SECRETARIA DE TURISMO SELECIONA NOVOS ARTESÃOS PARA FEARPO
 
A Secretaria Municipal de Turismo está analisando propostas de candidatos a vagas na Fearpo - Feira de Artesanato de Poços de Caldas, a feirinha da Praça Dom Pedro 2º. Desde ontem (2), uma comissão está analisando os trabalhos dos artesãos inscritos em chamamento público ocorrido no ano passado. 
Ao todo, houve 185 inscrições. Destas, 102 foram habilitadas e estão sendo avaliadas durante três dias. A seleção vai até amanhã (4) e está acontecendo no Espaço Cultura da Urca, seguindo todos os protocolos sanitários previstos no combate à pandemia. A fase de avaliação consiste na verificação do produto artesanal indicado pelo artesão no ato da inscrição, bem como na análise das características do modo de fazer, utilização da matéria-prima e originalidade. 
A comissão avaliadora é formada por 11 pessoas. Os critérios para a seleção dos artesãos são os seguintes: diferencial em relação aos produtos já existentes na feira; atividade em que, no mínimo, 80% do trabalho seja feito pelo artesão; transformação de matéria-prima bruta em produto acabado; utilização de matéria-prima e/ou técnicas de produção local; identificação cultural da matéria-prima ou modo de fazer com a região e/ou com o artesão. 
Há 43 vagas disponíveis. Atualmente, 307 expositores fazem parte da Fearpo. “Há quatro anos não tinha uma seleção de expositores. Vamos fazer uma readequação, melhorias e ajustes na Fearpo”, informa o diretor de Turismo, Israel Sousa Pereira.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
 
 
A ARTE DA CALIGRAFIA NA JAPAN HOUSE SÃO PAULO
 
Desde ontem (dia 2), a Japan House São Paulo apresenta mais uma importante vertente da cultura japonesa, a arte da caligrafia, por meio de trabalhos da artista Shoko Kanazawa. Desta vez, a instituição cultural oferece mostras do Shodō, a caligrafia, uma manifestação poética e filosófica extremamente conhecida e popular no Japão. Na mostra serão exibidas obras de Shoko Kanazawa, que utiliza técnicas e saberes milenares e os atualiza, trazendo seus conceitos para a contemporaneidade. 
Os trabalhos da artista integram a exposição inédita ‘DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa’ e retratam a filosofia do Shodō (書道) que significa, em japonês, o caminho da escrita, em que ‘Shō’ exprime o ato de representar letras e palavras com métodos e formas variadas. Este trabalho visa dar vazão às emoções através da escrita e é uma arte e disciplina ensinada às crianças japonesas durante a educação primária.
Na exposição são exibidas 11 obras minuciosamente selecionadas. Dez pergaminhos e um biombo, muitos deles de grande escala com até dois metros de comprimento, que fazem parte do repertório de trabalhos de Kanazawa, que pratica, sobretudo a caligrafia performática, fazendo uso de grandes pincéis que demandam um envolvimento direto de todo seu corpo na aplicação da tinta sumi sobre o papel
A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse o site www.japanhouse.jp/saopaulo.

FONTE: Suporte Comunica
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp