C Nesta sexta, 11 de fevereiro, às 20h30min, acontece no Teatro da Urca o show “Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble”. A apresentação de música instrumental é apresentado por uma formação de oito instrumentistas que, de forma virtuosística, executam arranjos de roupagens sutis e delicadas, dando vida às composições inovadoras de Rodrigo Mendonça e André Baptiston. Viabilizado através do Programa Nacional de Apoio À Cultura, o PRONAC, com patrocínio da Dacota Condutores Elétricos e da DME Energética, o show terá como uma de suas atrações a participação da cantora Jucilene Buosi.
O Sonar Ensemble é formado por um quinteto de cordas (viola, contrabaixo e três violinos), bateria, violão, flauta transversal e saxofone. O show conta uma formação singular, mas com riqueza em timbres e sonoridades, levando ao público um trabalho autoral com uma estética diferenciada e inovadora. O intuito é tocar música instrumental, com arranjos para formação de octeto, explorando a sonoridade musical de cada instrumentista, sob influência da música brasileira e do jazz, com toques da linguagem erudita.
Com o lançamento em 2019, Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble começou sua trajetória com o pé direito, ao apresentar um show autoral que emocionou e levou o público a ouvir música de qualidade, com sonoridades diferentes e arranjos ricos, ora em busca da elegância da música de câmara, ora abusando da riqueza harmônica e rítmica da música popular brasileira. O projeto tem como o objetivo promover a valorização e a divulgação da música instrumental, nos seus inúmeros gêneros e estilos, como o jazz, chorinho, samba, baião, rock, afro-music, bossa nova, erudito e a música experimental, entre outros, com destaque para obra autoral. A missão é fomentar a difusão e expressão musical do estilo instrumental, que a cada dia se reinventa e se apresenta sob diversas linguagens. Tem ainda como objetivo formar público para música instrumental e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo assim, a consciência crítica dos cidadãos.
O show é produzido por Flávia Siqueira, em parceria com a Totus Arte e Cultura e com a direção artística de Rodrigo Mendonça. Direção de comunicação de Aluísio Cavalcante e Paulo Tothy e produção visual de Lukaz Malaquias.
A entrada do show é gratuita, e não será necessário fazer a reserva de ingressos. É pedido ao público a chegada com pelo menos 20 minutos de antecedência para acomodação, uma vez que a capacidade do teatro estará reduzida e sujeita a lotação máxima permitida. O Teatro da Urca atende às diretrizes sanitárias vigentes em função da pandemia do COVID-19, sendo obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação.