03/02/2021 às 14h21min - Atualizada em 03/02/2021 às 14h21min

Instituições se unem para disseminar práticas sustentáveis em prol de soluções para resíduos sólidos urbanos

FONTE: Marielle Rezende de Andrade - Engª. Ambiental e de Segurança do Trabalho
FOTOS: Coopersul/ Projeto Recicla Vidas/ Instituto Fernando Bonillo
Na próxima terça feira (dia 9), no período da manhã, haverá uma capacitação estratégica com gestores públicos dos municípios da região para disseminação da prática de compostagem. A questão relativa aos resíduos sólidos urbanos é uma problemática a nível nacional. Em nossa região existem vários municípios que ainda possuem lixões, outros com aterros longe de ser o ideal e com programas de gestão de resíduos ineficientes ou inexistentes.
Pensando em replicar soluções de sucesso já em regiões referência do Brasil (como Florianópolis, por exemplo), há mais de cinco anos o professor Thales Trez, da UNIFAL, deu início a ações de formação de multiplicadores e disseminação da prática de compostagem em Poços de Caldas, através do Projeto Decompondo UNIFAL

Convidado pela coordenadora do projeto Recicla Vidas, Elizabete Costa, e pela engenheira ambiental responsável, Marielle Rezende, o professor Thales topou mais este desafio. Desde o início do ano estão em operação leiras de compostagem na Coopersul - cooperativa de reciclagem localizada no Vale das Antas, em Poços de Caldas. No mês de janeiro foram consumidas mais de duas toneladas de orgânicos e insumos (palhas, pó de serragem, casca de café, folhas secas), que deixaram de ser enviados ao aterro, causando economia financeira ao município, incluindo socialmente e ambientalmente os membros da cooperativa e melhorando a qualidade de vida dos envolvidos, através dos parceiros apoiadores.
A iniciativa e o projeto da leira de compostagem para geração de renda aos cooperados da Coopersul é uma parceria da Coopersul, do Projeto Recicla Vidas, do Projeto Decompondo Unifal e do Instituto Fernando Bonillo.
 
Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/compostagem-coopersul/ e http://ifbonillo.org.br/projeto-recicla-vidas-coopersul-pocos-de-caldas/.


Fotos da Compostagem Coopersul reproduzidas do site mostram o método de compostagem UFSC ou leira estática de aeração passiva
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp