Brand-News Publicidade 1200x90
09/02/2022 às 15h55min - Atualizada em 09/02/2022 às 15h55min

Saiba como 'caminhadas ao ar livre' podem equivaler a um ano de terapia

FONTE E FOTOS: Hochmuller Multimídia
c
A tendência de metodologia da filosofia clínica foi criada por especialista e tem como objetivo a eficiência no tratamento de saúde mental e autoconhecimento
 
Pânico, ansiedade e preocupação excessiva são alguns dos problemas atuais mais relatados por pessoas e funcionários de diferentes segmentos da sociedade. Mas isso também já não é mais novidade. Parece que se tornou uma obrigação adquiri-las e conviver com elas, e o pior, sem ver uma solução para tratá-las.
Muitas pessoas falam da importância do acompanhamento psicológico, seja ele qual for. Mas, uma das metodologias mais fora da caixa vem sendo aplicada de forma nada convencional. O professor titular do curso de pós-graduação em Filosofia Clínica na Unesc e filósofo clínico, Beto Colombo, explica como caminhar ao ar livre pode equivaler a um ano de terapia, e ainda ajudar diretamente em todos os problemas excessivos e preocupações do dia a dia. Entenda como funciona essa metodologia.
 
DE GREGOS AOS CONTEMPORÂNEOS - ''Pincelando rapidamente a história da filosofia clínica, vale destacar que é um método terapêutico que utiliza o saber filosófico desde os gregos até os dias de hoje. Diferentemente da psicologia, é uma clínica fundamentada na própria filosofia. Por isso, utilizo como base, grandes mestres que sabiam que enquanto caminhamos por longos trechos - principalmente junto às árvores, rios, pássaros e animais -, expandimos nosso poder cerebral, intensificando o fluxo de sangue para a cabeça. Além disso, quando vamos ao encontro das sensações, iniciamos um processo de liberação dos hormônios do bem-estar, que passam pelo sistema endócrino, como a endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Dessa forma, ampliamos a dimensão do hipocampo, onde as memórias são armazenadas. Com isso, melhoramos o desempenho cognitivo e estimulamos o nascimento de novas ideias'', revela Beto.
 
''A partir do momento que sai da liderança de grandes empresas, nesses meus 30 anos de história corporativa, para mergulhar neste universo vasto da filosofia clínica e suas vertentes, vejo cada vez mais como a caminhada nos coloca no nosso lugar, e ensina mais que qualquer mestre. Afinal, esse percurso nos mostra mais sobre nós mesmos, do que 100 anos de silenciosa introspecção. Ao caminharmos, nos conectamos ao nômade que fomos, e deixamos de lado o sedentário que nos tornamos'', complementa o escritor.

 SEGURANÇA PSÍQUICA - ''A caminhada é o melhor exercício possível, não só pra nossa saúde corporal, mas principalmente para nossa saúde mental. Atualmente muitas pessoas sabem como funciona um computador, um automóvel, por exemplo, mas quase desconhecem sobre elas mesmas. A diferença entre uma consulta pontual em um consultório ou chamada de vídeo e uma caminhada acompanhada são os benefícios mútuos que o exercício proporciona e o momento de externalizar sentimentos e pensamentos que aparecem e são trabalhados em tempo real. Por isso há centenas de relatos de pessoas que fizeram o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e tiveram suas vidas transformadas. Agora, imagine se for um momento com total apoio e cuidado? A segurança psíquica a meu ver é clínica preventiva nas questões existenciais, como por exemplo, se antecipar a uma ansiedade que poderá talvez virar pânico, a uma tristeza contínua que poderá desencadear em algo mais sério. A terapia filosófica clínica ajuda pessoas a saberem como lidar com situações que acontecem ou que ainda vai acontecer, com sentimentos equivocados, de onde vem os altos e baixos, entre tantas outras queixas. É uma oportunidade de autoconhecimento na prática”, revela Beto.
 
SOBRE BETO COLOMBO - O filósofo clínico atua como professor, psicoterapeuta, mentor, conselheiro empresarial, palestrante e, nas horas de folga, é escritor. Atualmente é professor titular do curso de pós-graduação em Filosofia Clínica na Unesc e atende como psicoterapeuta em consultório focado em clínicas filosóficas. É conselheiro empresarial e exerce atividades voltadas para a segurança psicológica e mentoria para empresários, executivos e profissionais liberais. Beto tem formação como conselheiro pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e foi presidente de empresas por quase 30 anos. É autor best-seller com mais de 100 mil cópias vendidas. Publicou 10 livros, entre eles O Velho Bah, Compostela - Muito Além do Caminho de Santiago, A Alma da Empresa - Filosofia Clínica nas Organizações, PPR (Programa de Participação nos Resultados) na Prática, Pensatas - Filosofia no dia a dia, Muito Além do Lucro e o recém-lançado (best-seller) Todo Caminho É Sagrado.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.