09/02/2022 às 15h28min - Atualizada em 09/02/2022 às 15h28min

Viagens online: viajantes passam a utilizar blogs e sites como fontes de informações sobre viagens

FONTE E FOTO: Camila Agner Corazza - @pro.zza
c
Ao planejar uma viagem, você procura uma agência, ouve experiência dos amigos ou corre para a internet? Segundo dados da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV), 70% dos leitores utilizam blogs de viagem como fonte de consulta para escolha do destino. Mais transparentes, dinâmicos e focados em descrições reais-oficiais sobre os mais variados destinos, os blogs tem se tornado ferramenta essencial para todo viajante - seja ele experiente, ou não. 
 
A mestranda em Relações Internacionais Raquel Minuzzi Wild, por exemplo, é uma ávida pesquisadora de destinos nos sites disponíveis na internet. Normalmente, ela faz uma busca inicial que se desmembra em vários acessos que, ao final, a ajudam a tomar uma decisão. 
“Geralmente uso a aba de busca por voos para qualquer lugar, saindo da minha cidade ou do aeroporto mais perto, aí procuro em grupos do Facebook e fóruns da internet dicas de lugares para ir em determinado destino. Também uso muito o Pinterest, que traz informações rápidas em ‘cards’ encaminhando depois para blogs de viagem com muitas informações detalhadas”, relata Raquel. 
 
Nesse sentido, segundo ela, os blogs realmente são importantes. Isso porque as plataformas desse estilo costumam trazer mais carga de impressões pessoais, ou seja, quem escreve compartilha o que deu certo, ou não, durante as viagens de forma mais transparência. Por isso, as informações costumam ser mais confiáveis. 
“As experiências pessoais, apesar de intransferíveis, são muito válidas. Nesses blogs com informações, diferentemente de sites patrocinados ou de agências de viagens, eles mostram os lados ruins e bons de cada lugar, preparando a cabeça e até as expectativas”, compartilha. 
 
O mercado, atento a essa tendência, tem aberto cada vez mais espaço para os blogs de viagem. E quem está disposto a compartilhar as experiências, tem sempre algo a acrescentar. Foi assim que nasceu o Viagens no Brasil. Ainda em 2021, foi percebido que devido ao cenário pandêmico, muitos brasileiros estavam preferindo viagens nacionais, mas nem sempre tinham informações suficientes sobre os destinos. Por isso, surgiu o site, que foca na descrição de dicas, passeios e perrengues dos destinos essencialmente brasileiros. 
 
“Vimos uma movimentação maior nos aeroportos e nos terminais de embarque de voos domésticos. Mas como muitos blogueiros focavam bastante em destinos internacionais, surgiu uma lacuna. Por isso criei o blog. É a forma que encontrei de falar sobre algo que gosto, valorizar os destinos brasileiros e dar dicas reais para o leitor, baseadas em experiências de gente como a gente”, indica a organização do website
 
Um dos exemplos é o post sobre os top 10 passeios em Porto de Galinhas, cidade que recebeu mais de 800 mil turistas apenas em 2021. Lá, além de dicas sobre passeios e praias que não podem faltar em um roteiro pelo local, também estão informações importantes sobre como chegar até o local, dicas de hospedagem e restaurantes e, claro, aqueles segredos que só um bom viajante sabe. 
 
“Estamos bem animados e esperamos que o Viagens no Brasil cresça ainda mais em 2022. O Brasil é um País extremamente rico em belezas naturais e tem um potencial turístico cada vez mais imponente. Aos poucos, os destinos brasileiros têm ganhado destaque e é muito bacana ver essa movimentação de turistas conhecendo e valorizando tudo o que temos por aqui”, enfatizam os organizadores do site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp