04/02/2022 às 15h50min - Atualizada em 04/02/2022 às 15h50min

Poços aplica mais de 4 mil doses de vacina contra Covid-19 em crianças

FONTE E FOTO: Site da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
c 
Poços completou nesta semana, o total de 4.087 doses de vacina contra COVID-19 aplicadas em crianças. A vacinação infantil começou em 18 de janeiro, com o primeiro lote de vacina destinado para aplicação em crianças.
A enfermeira responsável pela sala de vacina da Urca, Ana Corina Pacheco, ressalta a necessidade da vacinação contra COVID-19 para as crianças. “Percebemos um aumento na incidência de casos de Covid-19 em crianças no mês de janeiro. Mesmo a grande maioria apresentando casos leves, fica evidente a importância da vacinação nessa faixa etária. Para os que ainda tem algum receio, informamos que as vacinas autorizadas para o público infantil são seguras e eficazes. Mais de 4 mil crianças já foram imunizadas na nossa cidade e nada de grave foi relatado relacionado à vacina.”
 
Inicialmente a vacinação foi aberta para crianças de 05 a 11 anos que possuíam comorbidades. E a partir do dia 24 de janeiro foi aberta para crianças com 11 anos sem comorbidades. A vacinação atingiu até as crianças com 07 anos e o município aguarda a chegada de uma nova remessa de vacinas para continuidade na vacinação.
 
O Médico de Família e Comunidade Euclides Colaço fala sobre a importância da vacinação. “A vacinação é um pacto coletivo pela saúde. Vacinar crianças, idosos e adultos mantém a proteção de todo o corpo coletivo, e a gente acaba protegendo aqueles que não podem se vacinar, porque tem questões específicas, como, por exemplo, pessoas em tratamentos oncológicos. A vacinação das crianças é extremamente importante para que possamos diminuir a circulação do vírus. Além disso, até o momento não foram relatados eventos adversos pós-vacinação significativos na cidade de Poços. A maioria dos efeitos é fraqueza e prostração, a maioria das pessoas tem esses efeitos que duram até 48 horas, e isso é muito comum também em outras vacinas.”
O médico comenta ainda sobre a importância da vacinação infantil no contexto de volta às aulas. “Pensando nesse contexto de retorno às aulas, temos a proteção de todas as pessoas do contexto escolar, coordenadores, pedagogos, profissionais da higienização, refeitório que também estarão expostos, quando vacinamos as crianças, protegemos também os adultos.”
 
A vacinação infantil contra COVID-19 está disponível em 09 salas de vacina.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp