03/02/2022 às 16h30min - Atualizada em 03/02/2022 às 16h30min

Instituto Artium é nova atração turística de São Paulo

FONTE: Fernando Sant’Ana - fernandosantana@a4eholofote.com.br - FOTOS: Divulgação
c 
Palacete centenário é transformado em importante espaço cultural onde o público pode ter acesso a exposições de artes plásticas e cursos gratuitos
 
Construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia, em 1921, o palacete histórico localizado na Rua Piauí, 874, no tradicional bairro de Higienópolis, em São Paulo, abriga agora o Instituto Artium, importante espaço cultural que contempla exibição de exposições de artes plásticas e cursos gratuitos.
Até o dia 27 de fevereiro de 2022, o público poderá visitar a primeira individual de Felice Varini no Brasil. São quatro obras inéditas, concebidas especialmente para a arquitetura do Instituto Artium. O trabalho do artista suíço radicado em Paris provoca questionamentos sobre a realidade e a ficção do espaço arquitetônico, fazendo com que o público seja ator da própria experiência.
 
O Instituto Artium tem se firmado como a mais nova atração para turismo cultural na cidade de São Paulo, ocupando um palacete centenário, tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e reconhecido como patrimônio histórico, como 1.700m² de arquitetura eclética, construída no estilo Luís XVI modernizado.
O imóvel foi construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, em 1921, passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café e foi propriedade do Império do Japão por 67 anos (de 1940 a 2007). A residência foi fechada durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1970, como testemunho da história do Brasil de então, o cônsul-geral do Japão foi sequestrado quando chegava ao local.
Degradado desde 1980, o espaço foi assumido pelo Instituto Artium em 2019. Seu presidente, o empresário Carlos Cavalcanti, conta que uma das missões foi executar um minucioso trabalho de restauro visando a manutenção e a recuperação do patrimônio histórico do Palacete Stahl, revitalizando jardins, fortemente marcados pela cultura japonesa, sua fachada, em estilo francês, e recuperando elementos ornamentais e decorativos da arquitetura da época de sua construção.
 
A entidade cultural sem fins lucrativos cumpre ainda um plano de atividades que reúne projetos nas áreas da preservação de patrimônio imaterial, preservação de patrimônio material, artes visuais e artes cênicas.
 
SERVIÇO:
Instituto Artium
Endereço: Rua Piauí, 874 - Higienópolis, São Paulo - SP
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Exposição com obras de Felice Varini: até 27 de fevereiro de 2022
Apresentada por Ministério do Turismo e Comgás.
Agendamento online pelo site https://www.eventim.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp