02/02/2021 às 14h33min - Atualizada em 02/02/2021 às 14h33min

Envelhecer ou rejuvenescer?

Dra. Camila Beltrame - dracamila.beltrame@yahoo.com
Figura meramente ilustrativa - Reprodução: Google
É com um enorme prazer que venho hoje falar com você sobre saúde. Espero ao longo da nossa caminhada, poder contribuir de forma positiva em sua vida e na vida de sua família. Procurarei trazer temas atualizados e intrigantes, sempre cheios de muitas novidades. E se acaso você desejar sugerir algo – estou à disposição, será uma honra atender seu pedido.
Hoje quero falar com você sobre envelhecimento. Que todos nós vamos envelhecer isso é fato consumado. Porém, não precisamos envelhecer doentes, isso é escolha. Sim, escolha e você irá entender melhor já já.
O processo de envelhecimento é iniciado em nosso corpo a partir dos nossos 25 anos. E com o avançar da idade, por mais que tenhamos a ideia de estar fazendo o melhor por nós mesmos, sempre podemos agregar condutas que possibilitem uma vida com mais qualidade de vida.
Costumo dizer aos pacientes que nossa saúde depende de um compilado: uma alimentação adequada, ajuste e controle do estresse, uma prática esportiva contínua e persistente, sono adequado e um adequado ajuste metabólico (reposição minerais, vitamínicas e hormonais), além do cuidado de patologias já existentes.
Imagine que você é dono de um imóvel há anos. Não é necessário para a melhor conservação desse imóvel, que você tenha às vezes que fazer reparos? Com o nosso corpo e nossa saúde isso não deveria ser diferente. Vivemos sem nos preocuparmos em cuidar da ‘nossa casa’. Associamos a idade às doenças ‘inevitáveis’: pressão alta, diabetes, obesidade, depressão, consequências da menopausa e da andropausa (menopausa do homem), doenças articulares, falta de disposição, fraqueza muscular, problemas de insônia, baixa imunidade... e por aí vai. Você deve estar pensando, mas isso vem com o envelhecimento mesmo, não!? 
 
A boa notícia!
 
Isso pode ser diferente sim!!!! O quanto antes você começar a se preocupar com a prevenção, menos problemas terá no futuro.
E existe idade para começar a se cuidar? Não. O ideal seria antes mesmo de você nascer - função de seus progenitores. Como isso já não é mais possível, a não ser que você seja uma pessoa que esteja planejando ter um filho - creia... vale muito à pena investir na saúde do seu futuro filho ou filha, antes mesmo dele nascer (posso explicar isso em outro momento).
O que quero deixar bem claro é que não existe melhor momento do que o dia de HOJE para você iniciar a jornada de cuidados com a sua saúde - seja de maneira preventiva ou curativa.
 
Mas afinal, envelhecer ou rejuvenescer?
 
Conheço pacientes com mais de 70 anos que possuem atualmente uma saúde melhor que muitos jovens.
Isto é, você não precisa ter uma idade metabólica idêntica ou mais avançada que a idade cronológica. Pode sim rejuvenescer-se!
Como isso é possível? Com todo o cuidado que a medicina funcional pode trazer à sua vida. Justamente por oferecer ao paciente uma atenção individualizada e peculiar que a médio e longo prazo confere mudanças radicais ao jeito de viver.
A medicina funcional tem se tornado cada vez mais valorizada e conhecida pelos reais benefícios que traz, pela forma abrangente e detalhada como avalia e trata o paciente. Em países mais desenvolvidos na parte de ciência da saúde e pesquisas - como os Estados Unidos e Europa, essa prática já existe há anos com diversos resultados comprovados na área, sempre amparadas por pesquisas sérias e publicações. Muitos são os ganhos que podemos obter quando decidimos nos cuidar dessa maneira.
Afinal, viver muito sim, com saúde e qualidade sempre!
 
Instagram: @dracamila.beltrame


 

 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp