31/01/2022 às 16h42min - Atualizada em 31/01/2022 às 16h42min

Estados Unidos eliminam entrevista para certos vistos até o final de 2022

FONTE: Fernanda Thomaz - imprensa@thomazassessoria.com - FOTO: Divulgação/Thomaz
Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration, especialista em mercado de trabalho
c 
Nova regra visa eliminar o acúmulo de solicitações junto ao Serviço de Cidadania e Imigração, além de ser uma medida tomada em razão da Covid-19
 
O governo americano autorizou, até o final de 2022, funcionários consulares a abrirem mão, quando entenderem pertinente, das entrevistas presenciais para candidatos a certos tipos de vistos que já tenham uma petição aprovada pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA. 
A nova autorização aplica-se a trabalhadores temporários que solicitem os vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q e que cumpram certas condições, incluindo que a solicitação esteja sendo feita a partir de seu país de nacionalidade ou residência. 
“Se a pessoa já teve qualquer visto aprovado antes e está solicitando algum dos vistos estabelecidos pela nova norma, ela não precisará fazer a entrevista presencialmente se assim decidir o oficial consular”, explica o sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre
 
Entre as outras condições da normativa, o candidato a um desses vistos não pode ter tido um visto recusado anteriormente ou ter alguma inelegibilidade aparente ou potencial para a emissão dos vistos, cada um com suas regras específicas.
Além disso, cidadãos de países que participam do Programa de Isenção de Visto (VWP, na sigla em inglês), como França, Austrália, Itália, Japão, Portugal e Espanha, também estarão isentos da entrevista presencial se assim determinado pelo oficial consular e apenas caso já tenham viajado anteriormente aos Estados Unidos ao menos uma vez, usando uma autorização obtida por meio do Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA, na sigla em inglês).
Por fim, a desobrigação da entrevista para certos candidatos a vistos H-2, F, M e J, que já existia, foi prorrogada também até o final de 2022. Mais do que isso, pessoas que renovarem qualquer visto dentro de 48 meses do prazo de validade também são agora elegíveis para a isenção da entrevista presencial.
 
Sobre a AG Immigration - A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, auxiliando brasileiros e cidadãos do mundo todo no processo de obtenção de vistos americanos, como EB-1, EB-2, EB-3 e o green card, entre tantos outros. É fundada pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e pelo advogado de imigração brasileiro/americano Felipe Alexandre, que figura há cinco anos na lista “Top 10 Immigration Lawyers in the State of New York”, elaborada anualmente pelo American Institute of Legal Counsel. Site: www.agimmigration.law

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp