28/01/2022 às 16h28min - Atualizada em 28/01/2022 às 16h28min

Dons Maria lança seu primeiro álbum no sábado

FONTE: Carvalho Agência Cultural - FOTOS: Tamiris Alves
C 
‘Tuas Cores’ marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans
 
O primeiro álbum da Dons Maria, ‘Tuas Cores’, chega às plataformas digitais neste sábado (29), data em que é comemorado o Dia da Visibilidade Trans no Brasil. Com 8 faixas, ‘Tuas Cores’ apresenta composições dos músicos Tine Taga, Guilherme Reche e João Vitor Junqueira.
Na sexta-feira (28), às 22h, Dons Maria realiza uma audição comentada no YouTube, apresentando em primeira mão cada uma das faixas do álbum. É também um momento aberto ao diálogo com o público.
 
A sonoridade de Dons Maria se destaca pelo diálogo com a cultura musical brasileira, tendo ainda como referência a obra de artistas mineiros, além da alta performance dos arranjos e qualidade da equipe envolvida, que cria ainda canções autorais pautadas em letras que trazem reflexões sobre questões de gênero, a diversidade, a mulher, a política, o amor e a arte.
A banda segue enaltecendo ações e posturas que são norteadas por tais temas.
A cantora Tine Taga é travesti e propagadora dos ideais de liberdade e valorização da diversidade, utilizando-se da sua voz para tanto, os demais integrantes também acreditam nesses valores e abraçam causas sociais e culturais relacionadas a essas questões.
Assim, a escolha do dia do lançamento foi pensada para celebrar a existência, a resistência e a luta por reconhecimento das pessoas travestis, transexuais (homens e mulheres trans) e não-binárias (que não se reconhecem nem como homens nem como mulheres).
 
Apesar de todas as conquistas obtidas, a transfobia, a falta de oportunidades, a rejeição e a impunidade para atos violentos contra pessoas trans ainda são uma dura realidade na sociedade contemporânea. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, coloca-se em foco a importância da luta pela garantia de direitos básicos, como o de que todas as pessoas tenham sua identidade reconhecida e respeitada. Mas é também para lembrar que pessoas trans sofrem violência no Brasil cotidianamente, e por isso essa é uma luta constante, que precisa ser pauta durante todos os dias do ano, daí a homenagem em um álbum que pretende ecoar a mensagem da diversidade para diferentes pessoas. 
 
Tine Taga comenta: "Protagonizar quatro faixas do álbum tem um significado muito especial para mim, para mostrar meus desabafos e meu trabalho como artista, para que mais pessoas trans e travestis possam ocupar espaços onde tenho a sorte de ocupar hoje. No Sul de Minas, no cenário da música atualmente, acredito que, com muito apoio, estou construindo um legado de extrema importância quando o assunto é diversidade de gênero, garantindo a visibilidade de ‘corpos dissidentes’.”
 
Guilherme Reche e João Vitor ressaltam também a importância de que a música tenha este espaço liberdade, lembrando que a produção musical autoral sul mineira a cada dia ganha produções de muita qualidade no mercado e é necessário criar mecanismos para que estes trabalhos possam chegar a mais pessoas. 
 
Assinado pelo produtor musical Deivid Santos, ‘Tuas Cores’ tem produção executiva de Chiara Carvalho e direção de arte de Paulo Tothy, que entre outras ações foi o responsável pela criação da identidade da capa do álbum, a qual traz entre seus elementos uma pintura criada exclusivamente pelo artista visual poços-caldense Tibor
Dons Maria faz parte do selo Carvalho Cultural, e atualmente conta com o apoio da banda base formada pelos músicos Breno Oliani (baixo), Danilo Abreu (percussão) e Guilherme Guerriero (bateria).
A produção do álbum foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.  
 
Acompanhe mais detalhes do lançamento e do trabalho da Dons Maria nas redes sociais @dons_maria
 
SERVIÇO:
Lançamento ‘Tuas Cores’
Audição do álbum + bate-papo
Dia: sexta-feira, 28 de janeiro - 22h
Youtube: https://www.youtube.com/c/DonsMaria 
 
Lançamento do álbum
Dia: sábado, 29 de janeiro 
Plataformas digitais: https://tratore.ffm.to/amar-demais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp