25/01/2022 às 14h50min - Atualizada em 25/01/2022 às 14h50min

IMS promove visita guiada online pela exposição do fotógrafo Limercy Forlin

FONTE: IMS - FOTOS: IMS / Brand-News
c
Exposição do fotógrafo reúne retratos dos habitantes da cidade entre as décadas de 1950 e 1980 e segue aberta ao público até o dia 06 de março
 
A área de Educação do IMS - Instituto Moreira Salles realiza programas para as suas três unidades, propondo ações para promover a fruição de suas diversas exposições, incluindo mostras de acervos. Com a suspensão de visitas guiadas presenciais para grupos devido à pandemia de Covid-19, o projeto Vamos Ver Juntos? propõe visitas mediadas online para promover os contextos e as especificidades das exposições em cartaz, sempre guiados pela equipe de Educação do IMS.

O próximo Vamos Ver Juntos? realiza uma visita na exposição do fotógrafo Limercy Forlin, em cartaz na sede de Poços de Caldas até o dia 6 de março. A mostra traz cerca de 7.500 retratos tirados por Forlin, entre as décadas de 1950 e 1980, em seu estúdio na cidade mineira. Realizada via plataforma Sympla, a visita acontece nesta quarta-feira (dia 26), às 15h, e tem vagas limitadas. Para participar, é preciso inscrever-se previamente.
 
EXPOSIÇÃO - Com curadoria de Teodoro Stein Carvalho Dias, a seleção ocupa dois andares do centro cultural. No pavimento superior, estão reunidos aproximadamente 7.500 retratos em preto e branco, impressos em tamanho 9 x 12 cm. As imagens, feitas por Forlin entre 1958 e 1982, provêm do acervo do fotógrafo, sob a guarda do IMS desde 2016. A maior parte dos retratos foi tirada para ilustrar documentos da população, como RG e carteira de trabalho.
O estúdio foi fundado em 1945, ano em que Forlin chegou a Poços de Caldas. Nascido em 1921, numa família de imigrantes italianos, vivia na cidade vizinha de Vargem Grande do Sul. Com 24 anos, partiu para o novo destino, em busca de oportunidades econômicas. Na cidade, consolidou-se no ramo da fotografia, comandando o negócio junto com sua esposa, Zizi Forlin, por mais de 20 anos.
A exposição reproduz o método que Limercy e Zizi Forlin adotaram para arquivar seus negativos no estúdio. Com fins comerciais, o acervo era organizado a partir da data de aniversário dos clientes. Cada foto era colocada em um envelope, com o nome e o dia do nascimento do retratado. Os envelopes eram guardados em gavetas, subdivididas pelos meses e dias do ano, em ordem alfabética. Quando um cliente retornava para fazer um novo retrato, seu envelope era localizado pela data de aniversário, e o novo negativo era arquivado juntamente com os de fotografias anteriores. No acervo, há, assim, imagens de pessoas que Forlin retratou em momentos distintos da vida, da juventude à velhice.
Para conceber a mostra, o curador mergulhou no arquivo do fotógrafo e selecionou de 10 a 15 aniversariantes para cada dia do ano, em um período que vai de 1958 a 1982. Os retratos foram distribuídos nas paredes do IMS Poços, seguindo a lógica do calendário. Para cada dia do ano, há uma coluna com as imagens dos aniversariantes.
 
NOTA - A exposição segue aberta ao público até o dia 06/03, de terça a domingo, das 13h às 19h. Lembrando da exigência do Certificado de Vacinação, que poderá ser baixado pelo Conecte SUS ou apresentado mediante comprovante. Todos os protocolos estão mantidos, principalmente o uso de máscaras.
 
SERVIÇO:
Inscrições: Sympla
Data e horário: 26 de janeiro, quarta, às 15h
Duração: aproximadamente 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Plataforma: Sympla Streaming/Zoom
Limite: 15 participantes


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp