21/01/2022 às 15h53min - Atualizada em 21/01/2022 às 15h53min

Vídeo vai celebrar Poços e Minas Gerais no Festival de Literatura do Mundo na Noruega O Flipoços

FONTE: Carol Scassiotti - FOTO: Divulgação
Gisele Corrêa Ferreira, curadora do Flipoços

O Flipoços, Festival Literário Internacional de Poços de Caldas/MG, é o representante do Brasil e América Latina no festival que acontece no próximo mês de fevereiro

Um vídeo especial está sendo produzido pela equipe do Flipoços para celebrar as belezas naturais, os negócios e as narrativas de Poços de Caldas, cidade literária, que completa 150 anos em 2022. Minas Gerais, com seus sabores, tons e trejeitos também será projetada no cenário internacional.
 
O vídeo será exibido no dia 5 de fevereiro (sábado), às 14h30, horário da apresentação do Flipoços no Festival de Literatura do Mundo.  Os apreciadores da literatura e do multiculturalismo poderão acompanhar as 6 horas ininterruptas dessa união de 12 Festivais Mundiais. Cada país, de maneira remota, terá meia hora para abordar o tema “Dust” (poeira), que poderá ser interpretado por meio de leituras, conversas, performance e outras expressões culturais. O Flipoços é o representante do Brasil e América Latina.
 
Em Poços de Caldas, a curadoria do Flipoços vai realizar a atividade de forma híbrida, com atividades gravadas com os autores convidados, e a apresentação em tempo real pelo apresentador bilíngue, o escritor Decio Zylbersztajn, direto do Espaço Cultural da Urca, no centro da cidade. O evento será gratuito.
 
Além da Noruega (LitFestBergen) e Brasil (Flipoços), irão participar festivais de literatura da Austrália (Western Writers Australia), Índia (Jaipur Literary Festival), Emirados Árabes (Emirates Airline Festival of Literature), Botswana (Gaborone Book Festival), Inglaterra (Cheltenham Literature Festival), França (Columbia Institute for Ideas and Imagination), Hungria (The Translator's House), Canadá (Toronto International Festival of Authors), Estados Unidos (Bay Area Book Festival) e China (Cultural Exchange).
 
Para representar a multiplicidade, a força e a singularidade da literatura brasileira foram convidados: a imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon; o escritor e ativista indígena Ailton Krenak; o premiado escritor amazonense Milton Hatoum; a editora, colunista e escritora Nara Vidal; o poeta Paulo Scott, do Rio Grande do Sul, e Kátia Bandeira de Mello Gerlach, escritora, poeta e artista plástica que tem um importante trabalho na disseminação da literatura de língua portuguesa.
 
No site do FitFestBergen, a programação descreve os autores de cada país e os horários das apresentações. Vale ressaltar que a Noruega está 4 horas à frente do fuso do Brasil. Quem não estiver em Poços de Caldas no dia 5 de fevereiro, poderá acompanhar o Festival de Literatura do Mundo pelo Youtube do Flipoços (feira/flipocos).
 
O Festival de Literatura do Mundo é uma realização do LitFestBergen da Noruega, organização GSC Eventos / Flipoços. Apoio Cultural CBL - Câmara Brasileira do Livro. Patrocínio Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais, com o apoio do Descubra Poços. Mais informações pelos telefones (19) 9 8405-0051 / (35) 9 9132-9901 ou no site www.flipocos.com
 
Site oficial com a programação: https://www.litfestbergen.no/en/programme/2022/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp