01/02/2021 às 15h34min - Atualizada em 01/02/2021 às 15h34min

“Tumor Board Oncologia” reuniu grandes profissionais na Santa Casa

FONTE E FOTOS: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Poços de Caldas
O salão da Unacon recebeu no dia 25 de janeiro grandes profissionais da área oncológica para o “Tumor Board Oncologia”, reunião clínica multidisciplinar com todas as equipes envolvidas no cuidado do paciente oncológico. O objetivo foi trazer a discussão de casos e trocas de experiências buscando a melhor conduta para casos complexos, sempre baseado nas principais evidências científicas.
A iniciativa foi do Dr. José Elias Galil Filho, cirurgião oncológico que plantou a semente dessa primeira reunião com o objetivo de que ela aconteça, no mínimo, mensalmente. Segundo o Dr. José Elias, o Tumor Board não chega a ser uma novidade, mas é algo que ficou muito tempo sem acontecer.  
“Essa primeira reunião foi excelente. Nós conseguimos juntar o pessoal da radioterapia, radiologia, patologia, cabeça e pescoço, oncologia cirúrgica, oncologia clínica. Isso é importante porque fortalece o serviço, fortalece nossa conduta e nosso cuidado com o paciente. Todo mundo só tem a ganhar, tanto nós médicos, pois em cada reunião dessa todo mundo aprende, quanto os pacientes que vão ser beneficiados com a conduta discutida entre nós, já que temos vários médicos especialistas aqui”, relatou Dr. José Elias.
A Dra. Ana Gabriela Clemente, que também é cirurgiã oncológica, colaborou com o Dr. José Elias na condução do evento e exaltou o sucesso dessa primeira edição. “Eventos como o Tumor Board são fundamentais para o serviço de oncologia, já que visam discutir casos mais complexos com uma equipe multidisciplinar que nos ajuda a propor o melhor tratamento possível para o paciente. Ter isso na nossa instituição é fundamental para termos uma melhor qualidade no serviço e poder oferecer um melhor tratamento para o paciente”, disse.     
Um dos médicos a prestigiar essa primeira edição do evento foi o Dr. Romeu Nacarato, que destacou que são iniciativas como essa que fazem da Unacon um serviço de excelência. “Sabemos que hoje no tratamento do paciente oncológico existe uma abordagem multidisciplinar. Não só do cirurgião, mas também contando com radiologista, mastologista clínico, nutricionista, psicólogo, enfermagem, etc. Então, essa abordagem multidisciplinar na área da oncologia, em que a Santa Casa está indo muito bem, é que consegue bons resultados, que consegue melhorar o prognóstico e a sobrevida do paciente”, afirmou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp