17/01/2022 às 15h07min - Atualizada em 17/01/2022 às 15h07min

1º Festival de Verão de Campos do Jordão leva mais de 50 concertos a três palcos da cidade

FONTE: Fundação Osesp | Fabio Rigobelo - FOTO: Bruna Brandão
São Paulo Chamber Soloists no Auditório Claudio Santoro, no 51º Festival de Inverno
,
Conhecido pela tradicional edição de Inverno, evento ganha agenda inédita no Verão, de 22 de janeiro a 13 de fevereiro, com apresentações no Auditório Claudio Santoro, Palácio Boa Vista e Parque Capivari. Os 22 concertos no Auditório serão transmitidos ao vivo no YouTube do Festival e na plataforma #CulturaEmCasa

Festival de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, passa, a partir deste ano de 2022, a acontecer também no Verão - além de manter sua tradicional edição de Inverno em julho - e em um novo formato. Ao longo de três semanas, entre 22 de janeiro a 13 de fevereiro, o 1º Festival de Verão de Campos do Jordão oferecerá mais de 50 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea), além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, pensado para contemplar as particularidades destes diferentes campos artísticos.
 
Os concertos acontecerão em três palcos: no recém-criado Parque Capivari (onde ocorrem a abertura e o encerramento do Festival, todos gratuitos), no Palácio Boa Vista e no tradicional Auditório Claudio Santoro, localizado no Museu Felícia Leirner. Para entrar nos três locais, a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) será obrigatória.
 
Depois do sucesso das transmissões ao vivo inauguradas no 51º Festival de Inverno, em julho de 2021, a edição de Verão seguirá com os concertos exibidos no YouTube do evento e também na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Serão ao todo 22 apresentações que poderão ser acompanhadas gratuitamente por esses canais digitais.
 
Com o novo formato, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento - no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, e ao seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência no Festival de Inverno (que em 2022 chegará à sua 52º edição).
 
O 1º Festival de Verão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp.
Tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, curadoria artística de Mônica Salmaso (Música Popular Instrumental) e de Clarice Assad (Música Erudita Contemporânea), e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D’Alcantara (Música Popular Instrumental) e de Ricardo Bologna (Música Erudita Contemporânea).
Esta edição conta com o patrocínio da cerveja Baden Baden, Instituto Cultural Vale e Sabesp por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Promoção: Folha de S.Paulo. 
 
AMIGOS DO FESTIVAL - Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais da cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Estes estabelecimentos recebem um selo que os identifica como Amigos do Festival e mostra engajamento com um dos mais tradicionais projetos culturais da cidade.
 
Redes sociais:
Site oficial do Festival
YouTube oficial
Instagram oficial
Facebook oficial
Twitter oficial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp