29/12/2021 às 16h53min - Atualizada em 29/12/2021 às 16h53min

+ DO TURISMO - 29/12

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Chile quer chegar a 3,7 milhões de turistas internacionais em 2023
 
2021 tem sido um ano de recuperação para o turismo no Chile que, para além de monitorar a situação sanitária dentro de suas fronteiras e implementar protocolos e plataformas online para estabelecer uma comunicação transparente com seus visitantes, adotou medidas como o Certificado de Compromisso “Confiança Turística”, que identifica empresas comprometidas com a implementação de rígidos critérios e protocolos de prevenção para reduzir o risco de contágio: hoje, elas somam 6.521.
Como resultado, hoje o país vê o crescimento pela demanda de visitação de seus destinos - o que também se explica pelo sucesso no processo de vacinação que já garantiu a cobertura de 90% da população com duas doses (mais de 15,8 milhões de pessoas) e mais e 10 milhões de pessoas com a dose de reforço (a terceira).
“Mesmo com a flexibilização das restrições e a consequente abertura gradual de nossas fronteiras, acompanhamos a tendência global de retomada do movimento internacional fortemente condicionada à evolução da pandemia. Complementarmente, continuamos observando as restrições de mobilidade, as novas cepas e, claro, seguindo rígidos protocolos sanitários”, diz Andrea Wolleter, diretora Nacional do Sernatur - Serviço Nacional de Turismo do Chile.
A executiva complementa que, nas últimas semanas, a abertura do turismo internacional já mostra resultados na visitação de estrangeiros, de modo geral, e de brasileiros, em particular. “Podemos constatar, com números reais de novembro de 2021, a chegada de um total de 117.908 turistas estrangeiros em nosso país, dos quais, 7.217 correspondem a brasileiros”, diz, complementando que, “pelas projeções, fecharemos 2021 com cera de 160 mil desembarques, dos quais 6% corresponderão a desembarques de turistas brasileiros”.
É do Brasil, também, que vem o segundo maior GPDI (gasto médio diário individual) do Chile: US$ 95,30, perdendo apenas para o turista chinês que tem um GPDI de US$ 107.
“Com o passar dos meses, temos visto a recuperação. Sabíamos que isso seria progressivo, a começar pelo turismo interno, que apresentava números muito bons desde as férias de inverno. E agora somamos a retomada do turismo receptivo”, diz a diretora Nacional do Sernatur. E para marcar esse momento de retomada, recentemente, o Chile lançou um desafio internacional nas redes sociais. Trata-se da #ChileIsBack Challenge, que se baseia em dois pilares fundamentais: inspirar as pessoas para suas próximas viagens e ressaltar os destinos de aventura do país.
Este ano o Chile também foi reconhecido novamente no World Travel Awards, se confirmando hexacampeão mundial neste que é considerado o “Oscar do Turismo”, na categoria Melhor Destino Mundial para Turismo de Aventura, reforçando seu reconhecimento como país no qual suas paisagens naturais e geográficas constituem o melhor ginásio natural do mundo para a realização de várias práticas esportivas como montanhismo, trekking, surf e rafting, entre outros.
 
FONTE: Imaginadora - Marcia Leite - rp@imaginadora.com.br - FOTO: Reprodução Google
 
 
 
 
Itapemirim Transportes Aéreos estabeleceu Termo de Compromisso Voluntário com o Procon-SP

A Itapemirim Transportes Aéreos esclarece que estabeleceu termo de compromisso voluntário com o Procon-SP, visando elucidar as atitudes tomadas para atender os clientes impactados pela suspensão dos voos.
Visando mais transparência no processo, a empresa pontua que, por deliberalidade, fornecerá todas as informações e esclarecimentos ao Procon-SP, tratando-se de um acordo de colaboração histórico, no intuito de atender seus clientes e amenizar os impactos.
A Itapemirim reitera que está, rigorosamente, pleiteando os estornos das passagens requeridas por seus clientes junto as operadoras de cartões. Por fim, pontua que se encontra com todos meios de canais disponíveis para melhor atender seus clientes.
O atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento.
 
FONTE: imprensa@grupoitapemirim.com.br

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