29/12/2021 às 14h56min - Atualizada em 29/12/2021 às 14h56min

As cinco ilhas imperdíveis do Caribe mexicano

Isla Mujeres
As férias estão se aproximando e o México é para muitos turistas uma das primeiras opções, principalmente os destinos de praia
 
O Caribe mexicano se estende por mais de 900 quilômetros de praias, de Chetumal ao sul a Holbox ao norte, e esconde 5 das mais belas ilhas da região, onde tudo se junta para transformar uma viagem na meca das surpresas. Confira.
 
ILHA MUJERES - A apenas 6 km de Cancún, Isla Mujeres foi designada como a “Cidade Mágica do México”. Isso significa que você não deve visitá-la apenas por suas incríveis paisagens e praias, mas também por seu patrimônio cultural e arqueológico. Com apenas 7 quilômetros de extensão e 500 metros de largura, a ilha pode ser percorrida de carrinho de golfe, bicicleta ou motocicleta. Os arredores turquesa da costa são unidos por costas douradas, lagoas e recifes, uma selva profunda em seu interior que se soma a manguezais e cenotes.
Entre os locais a visitar estão: Playa Norte, Punta Sur, El Garrafón, El Farito, o recife Manchones - considerado o melhor lugar para mergulhadores de todos os níveis -, o Tortugranja, o Museu Subaquetico de Arte MUSA, a Hacienda Mundaca, El Meco de onde você pode apreciar uma vista única de toda Cancún.
Para chegar a Isla Mujeres de Cancún, há balsas de Puerto Juárez, Playa Tortugas, El Embarcadero ou Playa Caracol.
 
ILHA CONTOY - É único no extremo norte do estado e é área natural protegida desde 1961. Em toda sua superfície, a visitação diária é restrita a não mais que 200 pessoas. Com apenas 8 km de extensão, sua principal atração é o lar de mais de 150 espécies de pássaros. Lá também três espécies de tartarugas põem seus ovos a cada verão: o pente, a branca e a cabeçuda. Seus manguezais cobrem 70% da ilha, sendo um dos cantos mais virgens de Quintana Roo, e um dos mais importantes santuários de pássaros do Caribe mexicano.
Entre os locais a serem visitados estão o Recife Ixlaché - a segunda maior barreira de corais do mundo -, o mirante para observação de pássaros e as trilhas interpretativas.
Chega-se a bordo de barcos particulares ou passeios, que levam aproximadamente uma hora de Isla Mujeres ou Cancún.
É importante saber que as visitas a Contoy são de um dia, não há alojamento, o uso de bronzeador é proibido porque prejudicam o ecosistema, e é estritamente proibido fumar.
 
HOLBOX - Localizadas dentro da reserva ecológica Yum Balam, declarada “Área de Proteção à Flora e Fauna”, suas praias oferecem luminescência noturna, observação de pássaros - principalmente flamingos - além de uma vida subaquática que tem o tubarão como protagonista. É uma pequena cidade com ruas de areia, casas coloridas, um ambiente descontraído e pequenos bares e restaurantes, onde pode-se saborear iguarias locais como a agora famosa Pizza Langosta. A ilha é rústica e tranquila, ideal para quem gosta de fugir da loucura.
O acesso é feito de balsa a partir do terminal de Chiquilá, que é acessível de ônibus ou carro a partir das demais cidades de Quintana Roo. De Cancún leva aproximadamente 2,5 horas ou 3 horas, e depois 20 minutos para a ilha.
Nadar com tubarões e descobrir o grande tubarão-baleia é um dos passeios mais escolhidos pelos visitantes. Há uma área de mangue onde você pode andar de caiaque ou remo. O melhor pôr do sol do estado de Quintana Roo pode ser apreciado caminhando ao longo de seu píer central, que penetra vários metros acima da água.
 
ILHA BANCO CHINCHORRO - Banco Chinchorro é a maior ilha de coral do México, com cerca de 40 quilômetros de comprimento por 15 de largura. Nadar em suas águas é descobrir um oceano mágico. O recife é o lar de milhares de peixes e répteis. Entre suas águas está um cemitério de navios que atrai centenas de mergulhadores experientes todos os anos. A única maneira de chegar lá é de balsa, fazendo um passeio que sai de Mahahual.
 

COZUMEL - Está entre as maiores de todo o México. Localizado a 30 km de Playa del Carmen, é escolhido por mergulhadores de todo o mundo que apreciam o ambiente subaquático que o rodeia, considerado um dos mais belos recifes do mundo. Entre os locais a visitar está El Cielo, um local onde os turistas podem mergulhar para descobrir o fundo do mar habitado por centenas de estrelas do mar. Lá, um dos carnavais mais antigos do México é celebrado todos os anos, La Fiesta del Cedral, que foi realizada pela primeira vez em 1874 para comemorar o Dia da Santa Cruz junto com a chegada das primeiras 21 famílias que povoaram as terras de Cozumel.
 
ISLA DE CANCÚN - A mais famosa do México, a chamada "Jóia da Coroa". Está conectado à zona continental do México por meio de duas pontes instaladas há 4 décadas. Começou como um destino de sol e praia com apenas alguns quartos de hotel e hoje se tornou um dos destinos mais visitados do México em todo o mundo. Hotéis internacionais gigantescos, pequenos bares onde você pode aproveitar a vida noturna. Shopping centers e propostas culturais são a soma de um importante polo turístico do Estado de Quintana Roo, hoje conhecido como Caribe Mexicano.
 
Redes sociais: Facebook: @CaribeMexico - Instagram: @visitcaribemexicano


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp