29/12/2021 às 13h40min - Atualizada em 29/12/2021 às 13h40min

O que acontece com o ouvido no avião?

FONTE E FOTOS: Verônica Pacheco - Toda Comunicação / Divulgação
,
Por que os deslocamentos que interferem na pressão do ambiente podem atingir os ouvidos?
 
A maioria das pessoas que viajaram para algum lugar que interferiu na altitude, como subir ou descer a serra, ou andar de avião, já tiveram algum problema relacionado ao ouvido. Conhecido como autofonia, é muito comum a sensação de ouvido tampado nesses momentos. Apesar do nome amedrontador, o problema, na maioria das vezes, dura poucos minutos.
A otorrinolaringologista, especialista em otoneurologia, Rita de Cássia Guimarães, detalha que isso ocorre em razão da diferença de pressão entre a orelha externa e a média, o que dá a impressão de ouvido entupido. De acordo com a mestre em clínica cirúrgica, “quando a pressão do ambiente é diferente daquela habitual, a autofonia é um quadro comum”.
 
É válido ressaltar que o ouvido possui um mecanismo próprio de compensação da tuba auditiva, que ajuda a equilibrar a pressão e corrigir a autofonia. Por isso, o problema pode ser resolvido ao beber algo, engolir saliva ou bocejar.
No entanto, quando a pressão é alterada em aviões ou mergulho, por exemplo, o cuidado deve ser maior. “Além de causar dor de ouvido, fluidos podem sair da cavidade intra-auricular e provocar uma infecção”, alerta Rita. Nesses casos, é indispensável a consulta imediata com um profissional da saúde da área.
 
Outro ponto a se acrescentar é que a sensação de ouvido tampado pode ser causada por outros fatores, como bruxismo, apertamento dentário, resfriados, sinusite, rinite e deslocamento da mandíbula. Ao perceber qualquer sintoma, é importante procurar um especialista.
 
Saiba mais no Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp