28/01/2021 às 15h42min - Atualizada em 28/01/2021 às 15h42min

NOTAS RÁPIDAS - 27/01

Regularização do descarte de resíduos sólidos
 
O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) tem discutido a necessidade de uma solução para a regularização do descarte de resíduos sólidos no município. “Sabemos que o transbordo dos resíduos é uma medida paliativa e provisória e não pode ser considerada uma solução”, disse. Durante reunião com a coordenadora de Fomento à Indústria e ao Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Diva Funchal, esta semana, o assunto girou em torno dos projetos que existem no Brasil, sustentáveis e que englobam a destinação e o aproveitamento de todos os resíduos; e a importância de envolver todos os atores que fazem parte deste processo, inclusive as Associações de Reciclagem e os seus associados, que têm uma participação fundamental nesta destinação. “Pretendemos visitar plantas de iniciativas já com êxito em todo o Brasil, como forma de avançar nesta definição para Poços”, afirmou o vereador.
Diariamente, mais de 120 toneladas de lixo são recolhidas em Poços. A área utilizada como aterro, na zona sul da cidade, não pode receber o licenciamento ambiental porque fica próxima ao aeroporto, contrariando a Lei Federal que determina a distância mínima de 20 quilômetros.
Sancionada em 2010, a Lei n. 12.305 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o fim dos lixões até 2014. Este prazo, no entanto, foi adiado diversas vezes e muitos municípios ainda não conseguiram se adequar, como é o caso de Poços. Em 2016, o Ministério Público firmou um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta com o município para que o aterro fosse adequado às normas ambientais, o que não aconteceu. Em 2019, o MP se manifestou novamente e estabeleceu um novo prazo, que venceu no dia 20 de novembro do mesmo ano. Desde então, e devido a este descarte irregular do lixo, a cidade paga uma multa diária de R$ 500.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Poços de Caldas





 
Vinhos impulsionam turismo
 
O estado de Minas Gerais, com seus encantos e roteiros turísticos de tirar o fôlego, foi eleito como um dos destinos mais acolhedores do mundo de acordo com o ranking global do Traveller Review Awards 2021. Essa é a primeira vez que destinos brasileiros estão na lista dos “dez mais”. A hospitalidade dos mineiros, as riquezas históricas, as belezas naturais e, claro, as comidas típicas estão alçando voos cada vez mais internacionais. Entre os destaques entre os atrativos no estado estão os vinhos de Andradas.
 
FONTE: Coluna MG / Portal da Cidade - Andradas





 
Mostra de Cinema de Tiradentes
 
A 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes foi lançada oficialmente em cerimônia online e gravada com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema; do Prefeito de Tiradentes, Nízio Barbosa; do Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira e do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, entre outras autoridades.
Maior evento dedicado ao cinema brasileiro, a Mostra segue até o dia 30 de janeiro, com exibição gratuita de 114 filmes, realização de debates e rodas de conversa e pré-estreias mundiais, tudo concentrado no site www.mostratiradentes.com.br.
 
Fonte: Rede Sindijori





 
Live “Início da colheita na Mantiqueira” acontece dia 28
 
Nesta quinta-feira (28), às 16h, temos um encontro imperdível entre a especialista de azeites Patricia Galasini com o produtor Moacir Carvalho Dias Neto (@moacircdias). Será uma transmissão online, ao vivo, através do Instagram (@patricia_azeite), entre São Paulo e a Serra da Mantiqueira - leia-se Fazenda Irarema, em São Sebastião da Grama/SP - quando será abordado o tema Colheita de Azeitonas e Produção de Azeites Brasileiros, que esse ano, por alterações climáticas, aconteceu mais cedo. “Moacir é um dos maiores experts brasileiros no assunto. Nessa live, ele vai contar muitas novidades da Safra de 21, com histórias e causos muito interessantes”, disse Patricia.
Patricia é Sommelier de Azeites, professora de Azeite de Oliva do SENAC/Aclimação, Diretora de Marketing e Consultora Técnica. Ministra palestras nacionais e internacionais, cursos corporativos e é professora convidada da Escola Wilma Kovesy, lojas Camicado, Spicy, entre outras. É responsável pelo Blog ExpoAzeite - Usos e Costumes do Mundo do Azeite. Tem três livros publicados: “Azeite - o Ouro Líquido” e “Pizzas do Mundo I e II”. Em sua conta na rede social, ela fala sobre a arte de transformar vidas consumindo azeite de oliva de qualidade.
 
Fonte: Patricia Galasini




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp