27/12/2021 às 14h49min - Atualizada em 27/12/2021 às 14h49min

Unimed Poços implanta serviço exclusivo para gestantes e puérperas

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Unimed Poços de Caldas
Uma das palestras do Curso de Gestante da Unimed Poços
,
Programa de Saúde acompanha a gestante desde a confirmação da gravidez até o bebê completar um ano
 
No dia 16 de dezembro encerrou-se mais um Curso de Gestante na Unimed Poços. Esta edição teve dois significados especiais, além de ter sido o primeiro realizado presencialmente após o início da pandemia, foi também o primeiro organizado pelo Programa de Saúde da Gestante e Puérpera, novo serviço do Espaço Viver Bem da Unimed Poços. O Programa, aberto a todas as beneficiárias, acompanha a gestante desde a confirmação da gravidez e depois do parto, até o bebê completar um ano de idade, atendendo com ações de promoção à saúde, prevenção e de tratamento de doenças/complicações, minimizando fatores de risco.
“O nosso objetivo não é fazer o pré-natal, mas ser um apoio ao médico da gestante, acompanhando a gestante por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeira, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta”, explica Iara Pimenta de Castro, coordenadora do Viver Bem. “A exemplo dos outros grupos do Viver Bem, para definir o plano de acompanhamento, as gestantes são classificadas em três níveis de riscos: Nível 1, com acompanhamento por telefone e presencial a cada trimestre; Nivel 2, quando apresentam patologia controlada e são acompanhadas a cada dois meses, e Nível 3, com patologias como diabetes, pressão arterial elevada, asma etc., acompanhadas mensalmente. Também promovemos rodas de conversas com grupos de gestantes e puérperas abordando temas de acordo com suas necessidades”.
Além do apoio durante toda a gravidez, o Programa oferece suporte no hospital e/ou residência visando orientar sobre os primeiros cuidados com a gestante e o bebê, amamentação etc.; aplicação de lazer no caso de fissuras mamárias e encaminhamento a especialista no caso de depressão pós-parto. Os cuidados prosseguem durante o primeiro ano de vida do bebê, por meio do Projeto Unibaby.
Para ter acesso a todos os benefícios do Programa de Saúde da Gestante e Puérpera, a gestante deve ser beneficiária da Unimed Poços e ser encaminhada pelo seu médico obstetra ou fazer a inscrição diretamente no Viver Bem, pelo telefone 3729- 3366.
 
SOBRE O CURSO - O Curso de Gestante é realizado há 25 anos e é aberto à comunidade, tendo atendimento cerca de quatro mil gestantes, a maioria acompanhada pelos futuros papais. Ele é conduzido por médicos cooperados e profissionais da Cooperativa da Cooperativa. Durante os quatro dias do Curso, as participantes assistem palestras sobre gravidez; parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação, nutrição na gestação, entre outros assuntos. No final, cada gestante recebeu uma linda bolsa de bebê.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp