23/12/2021 às 16h59min - Atualizada em 23/12/2021 às 16h59min

Música clássica, teatro de bonecos e animação para crianças

FONTE: Luciana Thomaz - luciana.thomaz@approach.com.br
FOTO: Reprodução/ Nino Andrés
,
O Theatro Municipal de São Paulo e o Giramundo unem animação e orquestra sinfônica em produção audiovisual para o público infantil; peça poderá ser vista neste domingo (26), no canal do YouTube
 
Uma nova experiência musical e visual para as crianças vai ao ar no canal do YouTube do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP) neste domingo, 26 de dezembro, com a exibição de "Pedro e o Lobo". No vídeo é possível conferir animações produzidas pelo Giramundo e música da Orquestra Experimental de Repertório (OER) em cenas gravadas durante apresentação no TMSP.
"Pedro e o Lobo", de Sergei Prokofiev, é a peça mais apresentada do grupo mineiro de teatro de bonecos. Mas, dessa vez, o espetáculo está diferente. Os bonecos a fio foram transformados em bonecos digitais e animados para se movimentarem em sincronia com a música. O resultado é o primeiro espetáculo do Giramundo apresentado sem marionetistas. 
"A nova versão de Pedro e o Lobo marca uma importante fase na história do Giramundo em que estamos nos aprofundando cada vez mais na animação. Embora o grupo já desenvolva trabalhos no meio desde de 2006, foi em 2021 que nós produzimos os dois projetos mais longos e complexos em cinema de animação. O "Pedro e o Lobo" é um deles, e o filme "O Pirotécnico Zacarias" é outro", é o que declara Ulisses Tavares, um dos diretores do grupo.
Parte desse mergulho no cinema de animação é uma resposta aos desafios causados pela pandemia, com a restrição aos espetáculos presenciais, e outra parte é a curiosidade pelo movimento e por novas formas de fazer teatro de bonecos, que está na essência do Giramundo.
A nova montagem mantém os propósitos da peça musical de Prokofiev, de 1936, de aproximar as crianças das diversas sonoridades componentes de uma orquestra, associando timbres e naipes de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) a cada um dos personagens da história.
Os concertos têm a regência dos maestros Jamil Maluf e Thiago Tavares, direção de Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, produção do Theatro Municipal de São Paulo, animação e vídeo do Estúdio Giramundo e design de bonecos originais de Álvaro Apocalypse.
 
SOBRE O GIRAMUNDO - Com 50 anos de atuação, o Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais antigos do Brasil. Com 38 montagens realizadas, cerca de 1500 bonecos já ganharam vida pelas mãos do grupo - criados com as mais variadas técnicas de construção de marionetes, eles atuaram nos espetáculos ou posaram para os visitantes, no museu, quando não estavam em ação. O Giramundo já marcou presença em 13 estados brasileiros e 11 países estrangeiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp