23/12/2021 às 15h58min - Atualizada em 23/12/2021 às 15h58min

Tradicional Encontro de Companhias de Reis será realizado em 8 de janeiro

m
O tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis volta a ser realizado com a presença de público em 2022. O encontro, que vai reunir oito companhias da cidade, será realizado no dia 8 de janeiro, sábado, a partir das 12h, na Basílica de Nossa Senhora da Saúde.
Participam do encontro os seguintes grupos: Cia. de Reis Sr. José Vitor, Bons Caminhos, Comunidade dos Três Reis Santos, Sul das Gerais, Estrela do Oriente, Benedito Luiz da Costa, Pedro Gomes e Brasil Esperança. O evento segue os protocolos sanitários do Comitê Extraordinário Covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel. O término está previsto para 18h.
 
O Encontro de Companhias de Santos Reis é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e acontece sempre no início do mês de janeiro, próximo à comemoração do Dia de Santos Reis, celebrado em 6 de janeiro. O evento visa preservar essa manifestação cultural tradicional, valorizando o patrimônio imaterial do município.
No ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, o encontro não foi realizado. Para manter a tradição, a Secretaria Municipal de Cultura idealizou um formato diferente, com a gravação das apresentações em vídeo, disponibilizado nas redes sociais da Secult e da Prefeitura.
“É com alegria que, neste ano, realizamos mais uma edição do Encontro de Companhias de Santos Reis, depois da suspensão do evento por conta da pandemia. Com os cuidados necessários, será uma tarde de muita fé, devoção e tradição do povo poços-caldense, sob as bênçãos de Santos Reis”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
O evento, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município.
 
TRADIÇÃO - Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.
Os cortejos, formado por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões) percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.
 
SERVIÇO
Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis
Data: 08/01/2022
Local: Basílica Nossa Senhora da Saúde
Horário: das 12h às 18h



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp