22/12/2021 às 16h21min - Atualizada em 22/12/2021 às 16h21min

Sesc Poços de Caldas recebe exposições de arte gratuitas

FONTE E FOTOS: Clarice Cristina Gomes Mendes - Analista de Assessoria de Imprensa
Pintura de Ricardo Braga
,
Projeto Parede valoriza as artes visuais por meio de exposições itinerantes produzidas por artistas locais em unidades do Sesc em Minas em Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia
 
Trazendo arte para encher os olhos e a alma, o Projeto Parede está de volta! Paralisada pela pandemia, a iniciativa do Sesc em Minas retoma as atividades com uma edição que vai levar pinturas, bordados e fotografias de artistas mineiros, de forma itinerante, nas unidades do Sesc em Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia. A exposição das obras começou agora em dezembro e a circulação acontece até setembro de 2022, abertas a todo o público.
 
“Com o Projeto Parede, buscamos valorizar e promover as artes visuais em suas mais diversas modalidades, como pintura, desenho, colagem, gravura, fotografia, vídeo e artesanato. Além de dar visibilidade à produção de artistas locais, com essa novidade da itinerância procuramos também contribuir com a circulação de um importante acervo e oferecer uma programação cada vez mais qualificada onde o Sesc em Minas está presente”, explica Janaína Cunha, Gerente de Cultura do Sesc em Minas.
 
Desta vez, os artistas que deixarão sua marca nas unidades do Sesc serão os mineiros Ricardo Braga, de Poços de Caldas; Elton Carlos, de Montes Claros; e André Reis, de Uberlândia. As obras ficarão disponíveis para visitação gratuita por um período de 60 dias na região de origem do artista e depois circulam pelas demais unidades participantes também durante quase dois meses. Ao final das exposições, as peças retornarão ao artista responsável pela criação.
 
 
SOBRE AS OBRAS E OS ARTISTAS - Ricardo Braga é natural de Poços de Caldas (MG) e iniciou sua trajetória artística influenciado por histórias em quadrinhos. É licenciado em artes visuais pela UNINTER, foi professor de desenho no Estúdio 6B e na Casa da Cultura de Botelhos, e realizou oficinas de desenho no IMS Poços de Caldas. Hoje, sua atuação principal é como muralista e ilustrador. A obra do artista que será exposta incialmente pela unidade do
Sesc Poços de Caldas é a pintura de um biombo constituído por três partes que poderá ser exibido de diversos modos.
Elton Carlos é de Bocaiúva (MG) - cidade próxima a Montes Claros - e sua linguagem artística principal é o bordado. Com técnicas herdadas de sua mãe, o artista utiliza materiais não convencionais como folhas, tecidos e bandeiras para expressar sua arte. A unidade do Sesc Montes Claros será a primeira a expor um conjunto de quinze peças bordadas em folhas secas de árvore e tecidos distintos, de autoria do artista.
André Reis é designer de interiores e fotógrafo. Há quinze anos, realiza trabalhos artísticos com fotografia, além da criação de peças de mobiliário, cenografia e paisagismo. A proposta artística que será exibida inicialmente pelo Sesc Uberlândia é um conjunto de seis grandes fotografias impressas em tecido, retratando o olhar do artista sobre alguns elementos da paisagem urbana. As fotos foram captadas durante viagens que André fez em outras cidades e países.
 
CRONOGRAMA DAS EXPOSIÇÕES - Em Poços de Caldas, a unidade do Sesc abre o ciclo de exposições do Projeto Parede com o muralismo, trazendo a pintura de Ricardo Braga até 11 de fevereiro de 2022. A exposição das peças bordadas de Elton Carlos ficará na unidade de 28 de março a 27 de maio. No terceiro e último ciclo, o público poderá visitar as fotografias de André Reis, entre 27 de junho e 26 de agosto.
Todas as exposições são gratuitas e abertas ao público, que pode conhecer as obras artísticas durante o horário de funcionamento das unidades do Sesc.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp