22/12/2021 às 14h21min - Atualizada em 22/12/2021 às 14h21min

Urca recebe Jesuane Salvador em Diálogos Literomusicais

FONTE: Jesuane Salvador - FOTO: Divulgação
Jesuane Salvador valoriza a poeticidade contida nas canções em Diálogos Literomusicais
,
Logo após o show, o cinema é evidenciado em exibições da Alterea Filmes
 
Com realização através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio cultural do Thermas Hotel Walter Word, o Teatro da Urca recebe nesta quinta (23), às 20h, a força interpretativa da cantora Jesuane Salvador. Em um repertório que evidencia a poeticidade de grandes obras, Jesuane apresenta o show “Diálogos Literomusicais - Entre Palavras e Canções”. A entrada é gratuita, mediante apresentação do comprovante vacinal Covid-19.
 
Com arranjos do violonista e pianista Luciano Salles, o repertório homenageia obras do cancioneiro brasileiro que se tornaram referência no mundo. Jesuane é acompanhada por um quarteto, formado por piano, contrabaixo acústico, violino e bateria. Assim, vozes de grandes mulheres nas artes, como Maysa, Leny Andrade, Rosa Passos, Gal Costa, Elis Regina, Nara Leão, Claudette Soares, Maria Creuza, entre outras, são evidenciadas.
 
Na poeticidade contida nas canções, o show traz também recortes do trabalho feminino na literatura, em diálogos literomusicais.
 
O projeto integrou, no último dia 12, a programação da Incrível Máquina do Livro, com apoio do Festival Literário Internacional - Flipoços, e realiza, no dia 27, às 16h, através da Mak Rádio e das principais plataformas, um bate-papo com a escritora radicada em Portugal, Beatriz Aquino, e a cantora e compositora premiada, Márcia Tauil.
Buscando a união entre diferentes manifestações artísticas, a noite também vai homenagear a o cinema. Assim, também com realização através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio cultural Rede Inn, logo após o show de Jesuane acontece a exibição do filme Lavanda, uma produção Alterea Filmes, e do documentário “A semente: Fertilização de ideias em Lavanda” (Economia Criativa).
 
 
JESUANE SALVADOR - Com atuação em plurais campos da produção artística, Jesuane Salvador é cantora e jornalista mineira, com trabalhos também nas esferas do teatro e fotografia, pelas quais obteve reconhecimento de entidades como o Itaú Cultural, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Museu Afro Brasil, além da curadorias para o cinema, com trabalhos destacados pela TV Cultura e Miração Filmes. Dividiu palco com nomes como o de Guinga, Vânia Bastos, Ivan Vilela, Luís Fernando Veríssimo e assina parcerias em composições com grandes músicos, como Roberto Menescal.
Coordenadora do curso de pós-graduação em Canto Popular Facec/Alpha, Jesuane tem como tema de pesquisas de seu Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp) a afirmação do sujeito feminino na música popular brasileira, mais especificamente em Elza Soares, investigando o canto como ferramenta de reverberação de discursos sociais.
Pela SP-Escola de Teatro cursou Performance do Cantor no Palco e Dramaturgia Contemporânea, além de ter participado de cursos e masterclass voltados ao teatro e ao canto com grandes nomes da música, como Luciana Souza, Jane Duboc, Fernanda Porto, entre outros. Mas é da formação autodidata, das vivências artísticas, da fé e da contemplação da beleza pulsante da vida que vem sua maior inspiração e fonte de aprendizado.
Filha de músicos e neta de artistas do povo, Jesuane trabalha um íntimo diálogo entre a busca por técnica e a força interpretativa que se pauta no vivencial e, por este cuidado, tem sido reconhecida por público e imprensa.
Ainda menina, seu gosto por nomes como o de Edith Piaf, Ella Fitzgerald, Nina Simone e grandes cantoras brasileiras desenvolveram sua voz ao trânsito entre a delicadeza e a força interpretativa, sendo esta versatilidade a característica que mais chama a atenção em sua interpretação.  A artista atua frente a formações jazzísticas, orquestrais, de câmara e duetos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp