17/12/2021 às 14h10min - Atualizada em 17/12/2021 às 14h10min

Composição Ferroviária: música e preservação

FONTE E FOTOS: Mecenaria Brasil
,
Depois de se reinventar em 2021, projeto cultural retoma ocupação criativa de plataformas ferroviárias no interior de Minas Gerais; volta dos shows presenciais no dia 22 (quarta) será com o espetáculo “Soy Sosa”, homenagem a Mercedes Sosa
 
O Composição Ferroviária retoma os aguardados e celebrados shows presenciais do projeto em Poços de Caldas na próxima quarta-feira, 22 de dezembro. A cantora Lívia Itaborahy apresenta uma homenagem a Mercedes Sosa no aclamado espetáculo “Soy Sosa”. A abertura será com a trespontana Isabela Morais, com início às 19h, na Estação Mogyana (Fepasa). Para 2022 já está prevista a apresentação da sambista Fabiana Cozza, entre outras surpresas.
 
A retomada também é uma oportunidade para fazer um balanço da reinvenção para o formato online feita pelo projeto em 2021. Sob o impacto da pandemia de Covid-19, o Composição Ferroviária realizou nove eventos virtuais, conquistando um público ainda maior através das transmissões no YouTube da Mecenaria Brasil. “Pudemos continuar reunindo nosso público, que respondia a cada evento com uma participação ativa nos chats e interação com próprios artistas”, festeja Jucilene Buosi.
O Viola Perfumosa (Ceumar, Paulo Freire e Lui Coimbra) trouxe uma deliciosa homenagem a Inezita Barroso. Duas edições reuniram mais de 20 artistas - “Canto para manter viva a nossa arte” (nomes de destaque no cenário nacional) e “Vozes do interior” (músicos sul-mineiros). Além dos duos Titane e Túlio Mourão, Telo e Rodrigo Borges, Paulinho Pedra Azul e Luciano Tanure, com destaque às apresentações de Mônica Salmaso, Vanessa Moreno e Salomão Soares.
“Mas, como todo projeto de cunho estritamente cultural no Brasil, o Composição Ferroviária caminha a passos cuidadosos, encarando a cada ano o desafio de captação de recursos para sua realização”, disse Jucilene. A iniciativa é viabilizada pelas leis de incentivo, sobretudo a de Minas Gerais, mas também incluindo parcerias com a iniciativa privada para complementação de recursos. Um trabalho incansável e muitas vezes árduo é empreendido pelos produtores na captação de patrocinadores, parceiros e apoio do poder público.
 
“São só dois lados da mesma viagem…” - 8 anos de história
 
De um lado a música e, de outro, a tradição do trem de ferro - dois patrimônios essenciais para o mineiro. A história teve seu início em 2014, em Poços de Caldas, quando os produtores sul-mineiros Wolf Borges e Jucilene Buosi ocuparam pela primeira vez a estação ferroviária de Poços de Caldas - um patrimônio tombado e preservado que passou a ser destino da comunidade e de turistas nas manhãs ensolaradas de domingo. Já no primeiro ano, o Composição Ferroviária passou a receber mais de 800 pessoas a cada apresentação, com shows de Paulinho Pedra Azul, Leila Pinheiro, Claudio Nucci e Fátima Guedes, todos eles com abertura de artistas locais (outro ponto essencial do projeto). E desde então foram 43 eventos, que se estenderam ainda pelas cidades de São Lourenço e Itaúna.
 
O Composição Ferroviária foi indicado para o Prêmio Nacional do Turismo (2019), recebeu moção de aplauso em sua cidade natal e o primeiro lugar no Edital Aldir Blanc MG. A galeria de talentos do projeto é objeto de uma cuidadosa curadoria que inclui a tradição e a vanguarda da música brasileira, despertando num público fidelizado e crescente o interesse de ir ao evento tanto para ver artistas reconhecidos, quanto jovens nomes. E assim passaram por este palco Leny Andrade, Kleiton e Kledir, Tunai, Wagner Tiso, Ná Ozzetti e Luiz Tatit, Sergio Santos, Renato Braz, Ceumar, Juliana Amaral, entre tantos. “Esta confiança que conquistamos de nosso público tornou o projeto agenda aguardada nas cidades por onde passamos”, observa Wolf. Uma iniciativa acolhedora, que valoriza a diversidade, com entrada franca e público variado.
 
Mais informações: https://www.instagram.com/composicaoferroviaria/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp