15/12/2021 às 15h25min - Atualizada em 15/12/2021 às 15h25min

Santuário Cristo Redentor lança museu digital em 2022

FONTE E FOTO: Textual Comunicação

Iluminação especial e evento com participação da Yapoli, Cubo Itaú e AWS marcam a digitalização do Santuário e celebram seu acervo digital e seu futuro museu online
 
Nessa quarta-feira, 15 de dezembro, a partir das 18h, o Santuário Cristo Redentor ganhará uma iluminação especial em um evento que marca sua transformação digital. De olho nas novas tecnologias e buscando evoluir no ambiente digital, em parceria com a Yapoli, startup membro do Cubo Itaú, o Santuário comemora o lançamento do seu acervo digital colaborativo e anuncia a criação de um museu digital para 2022. "Estamos atentos a esse universo de inovação e entendemos que era o momento de realizarmos a nossa transformação e usarmos as tecnologias, já tão desenvolvidas, para nos auxiliar na administração de nosso Santuário, que já possui uma trajetória de 90 anos", afirma Padre Omar, Reitor do Santuário Cristo Redentor.
 
Em continuação ao projeto iniciado em meados de 2021 com a digitalização dos documentos que fazem parte da história do Santuário Cristo Redentor, a Yapoli chega para fazer a curadoria e organização desses materiais, assim como a gestão destes e dos encontrados no acervo digital, espaço online em que pessoas do mundo inteiro podem compartilhar suas histórias, fotos e documentos que fazem parte do passado e presente do monumento. "Ficamos muito honrados de participar de um marco tão importante para o Santuário por meio da nossa solução, principalmente em um momento em que uma de nossas especialidades, a governança corporativa, tem sido tema de discussões relevantes", conta Adalberto Generoso, CEO da Yapoli.
 
Outro apoiador é o Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, que além de conexões entre startups e a comunidade, oferece suporte por meio de mentorias e ressalta a importância do ecossistema de inovação para o desenvolvimento da sociedade. Com foco em inovação aberta, que parte do princípio de que ninguém consegue inovar sozinho, por mais estrutura que se tenha, para o Cubo, fazer parte da transformação digital do Santuário Cristo Redentor é aplicar esse conceito para além do ambiente corporativo e passar a atender as necessidades da sociedade. "As soluções tecnológicas das startups estão permitindo que deixemos um importante legado para a história do Brasil", explica Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú.
 
Renata ainda ressalta que, por meio dessa transformação digital, é possível manter a história duradoura e acessível para todos e por todas as gerações. "A digitalização de documentos e do santuário como um todo, sua categorização e gestão desses ativos digitais, culminando na construção do museu virtual, permitirão que toda a história deste patrimônio se mantenha viva ao longo do tempo. Esse é mais um exemplo de como a tecnologia impacta a sociedade e sua trajetória", complementa.
 
A Yapoli ainda conta com a AWS, plataforma de serviços de computação em nuvem, como parceira do projeto. A empresa de tecnologia será responsável por fornecer a infraestrutura digital para que a startup possa trabalhar na curadoria, armazenamento e classificação dos materiais. "Estamos muito orgulhosos de apoiar a evolução das maiores startups do Brasil, como a Yapoli, que tem feito um trabalho importante de gestão e distribuição de ativos digitais para grandes instituições, como o Cristo Redentor, Alpargatas, C&A, entre outras", revela Fred Santoro, Head de Startups da AWS Brasil.
 
MUSEU DIGITAL - A expectativa é que a Yapoli realize a curadoria de todo o material digitalizado já em posse do Santuário Cristo Redentor, assim como o colhido pelo acervo colaborativo,   e que a inauguração do museu digital ocorra em 2022. "O Santuário precisava de uma plataforma de gestão e queria ter a participação do povo com objetos e documentos que foram se dissipando ao longo dos 90 anos, que não estão na mão da instituição. Por isso veio a ideia deste canal de comunicação em escala, assim todo esse material histórico é aproveitado e compartilhado. Estamos animados com esse desafio de ter um patrimônio histórico passando do físico para o digital e gerir isso. Esperamos entregar para a sociedade um trabalho extremamente valioso, que perdure por todo o futuro", finaliza o CEO da Yapoli.
 
O Santuário Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo. Símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país, é um espaço originalmente sagrado, que contou com grande participação dos fiéis e empenho da população do Rio de Janeiro para a sua construção. A ele afluem pessoas de todos os povos e culturas. É lugar de celebrações cultuais e culturais, de caridade, de cultura, de diálogo ecumênico e inter-religioso, de peregrinação e de desenvolvimento sustentável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp