10/12/2021 às 15h11min - Atualizada em 10/12/2021 às 15h11min

NOTAS RÁPIDAS - 10/12

JORNALISTAS SOFREM UM ATAQUE DE GÊNERO A CADA 3,9 DIAS, MOSTRA ABRAJI
 
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) criou uma plataforma online com informações sobre ataques de gênero a comunicadoras e comunicadores. O projeto, que faz parte da iniciativa Violência de gênero contra jornalistas, monitora agressões do tipo contra profissionais de imprensa desde janeiro de 2021. Segundo o estudo, dos 335 ataques direcionados a profissionais da imprensa entre janeiro e outubro deste ano, 23,3% utilizaram o gênero, a sexualidade ou a orientação sexual como argumentos. Foram 71 casos contra mulheres jornalistas, dois direcionados a meios de comunicação com viés feminista e cinco situações de homofobia contra comunicadores. Isso representa, em média, um ataque com características de gênero a cada 3,9 dias.
O monitoramento mostra também a forte presença da violência contra jornalistas nas plataformas online: 65,4% das agressões contra mulheres comunicadoras ou contra profissionais de imprensa envolvendo gênero e sexualidade originaram-se ou foram repercutidas nas redes sociais. Pouco mais de 64% dos casos tinham homens como os principais agressores, dentro e fora da internet. Entre os principais autores dos ataques estão nomes como o do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos Carlos Bolsonaro Eduardo Bolsonaro. O presidente envolveu-se diretamente em sete casos em 2021, enquanto Eduardo aparece no levantamento com cinco ataques, e Carlos com quatro. Outras sete agressões estão conectadas a apoiadores, assessores e seguranças de Bolsonaro.
 
FONTE: Jornalistas & Cia
 
 
 
 
VENCEDORES DO CONCURSO ESTADUAL DE QUALIDADE DOS CAFÉS DE MG FORAM ANUNCIADOS NESTA SEXTA-FEIRA
 
Os vencedores do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais foram anunciados nesta sexta-feira (10/12), em solenidade virtual, no canal da Emater-MG no YouTube. No evento de encerramento do concurso, foram conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas), em cada categoria (Café Natural e Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado), além do grande campeão estadual, que obteve a maior nota entre todos os participantes. Também foi destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.
Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.557 inscrições. Os cafés concorrentes passaram por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por experientes classificadores e degustadores de café. A análise sensorial seguiu a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
Para conferir a lista dos finalistas, clique AQUI.

FONTE: Assessoria de Comunicação - Emater-MG
 
 
 
 
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE AGENTES DE TURISMO RURAL FOI LANÇADO NESTA SEXTA
 
Foi realizada nesta sexta (10), no Sesc, uma reunião preparatória para o Programa de Agente de Turismo Rural. Na oportunidade, foram apresentados os detalhes sobre o Programa. A coordenação solicitou dos participantes a doação de 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo. Durante a reunião, foi feita pequena entrevista com os interessados e posteriormente, a assinatura de um termo de compromisso.
O Programa de Agente de Turismo Rural será realizado em seis módulos, sendo um por mês, com início em janeiro e término em junho de 2022. Ao final, os participantes receberão certificação como Agentes de Turismo Rural. A realização é do Sistema Faemg/Senar MG e Sindicato Rural de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Caminhos Gerais e Sesc.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
 
 
 
EDITAIS DO PROJETO ADOTANDO NASCENTES CONTINUAM COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS
 
O Projeto Adotando Nascentes (PAN) ainda está com inscrições abertas para a seleção de nascentes destinadas a proteção em propriedades rurais de Poços de Caldas. Trata-se de uma iniciativa das Empresas DME, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais (EMATER-MG).  
As regras para o credenciamento das propriedades estão no “Edital de Chamada Pública nº 002/2021 - Projeto Adotando Nascentes - Ano 5” para os produtores rurais da Agricultura Familiar e no “Edital de Chamada Pública nº 003/2021 - Projeto Adotando Nascentes - Bacias de Mananciais - Ano 1”, disponíveis no site www.dmepc.com.br.
Outras informações também podem ser obtidas, através dos telefones: 3716-9103 / 3716-9225 ou e-mailscsouza@dmepc.com.br / fazincone@dmepc.com.br / jvrampazo@dmepc.com.br.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação DME
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp