07/12/2021 às 16h27min - Atualizada em 07/12/2021 às 16h27min

NOTAS RÁPIDAS - 07/12

POÇOS É A PRIMEIRA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS A RECEBER O AUTOTESTE DE HIV
 
Durante o mês de dezembro, em alusão ao Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do IST/AIDS, está realizando diversas ações com o intuito de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
O município recebeu inicialmente 219 testes, que estarão disponíveis na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento. O autoteste é um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluído oral) e, em seguida, realiza o teste e interpreta o resultado sozinho ou com alguém de sua confiança.
A Coordenadora do SAE/CTA e Assistente Social Cristiane Aparecida Pereira falou sobre como o autoteste ajudará na detecção de novos casos de HIV: “O principal objetivo é ampliar a testagem do HIV para pessoas em contexto de maior vulnerabilidade com a utilização do teste rápido de fluído oral e contribuir para a adesão do tratamento precoce e maior qualidade de vida.
O autoteste não é conclusivo para diagnóstico. Quem tiver resultado reagente deve realizar testes adicionais utilizando fluxograma completo.”
No ano de 2021 foram 42 novos casos de HIV, já em 2020 foram 48 notificações de casos confirmados.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
 
 
AUDIÊNCIA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SUS ACONTECE NA QUARTA-FEIRA
 
A Câmara de Poços realiza nesta quarta-feira (08), às 15h, audiência pública para que o Executivo apresente Relatório de Gestão do SUS referente ao 2º quadrimestre de 2021. O encontro acontece a cada quatro meses e conta com a presença de integrantes da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o que estabelece a Lei Complementar Federal n. 141/12, as Prefeituras devem apresentar relatório contendo informações, dados e prestações de contas às Câmaras com relação à área da saúde. A legislação dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde, estabelecendo, ainda, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas nessa área.
A audiência será transmitida pelas páginas do Facebook e YouTube da Câmara e os questionamentos podem ser feitos pelo WhatsApp, no número (35) 3729-3800.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
 
 
SKY DOA BOLAS DE FUTEBOL PARA DOADORES DE SANGUE
 
A SKY, maior operadora de TV paga via satélite do País, patrocina o Play FC, plataforma de futebol que acredita no esporte como ferramenta de educação e transformação, e inicia o dezembro vermelho com a doação de 2.500 bolas de futebol para doadores de sangue do Hemocentro São Lucas, do Banco Paulista de Sangue e da Fundação Pró-Sangue.
O Bolas do Bem é um projeto solidário que iniciou em 2020 e tem como objetivo fomentar a cultura da doação de sangue junto à sociedade brasileira. 100% das doações são voltadas à campanha, logística e produção de bolas de futebol vermelhas em homenagem ao sangue. Cada doação equivale a uma bola oficial de futebol vermelha em reconhecimento ao esforço e generosidade do doador.
"Por meio deste projeto, queremos incentivar a doação de sangue que diminuiu muito durante a pandemia e que tende a cair ainda mais com as festas de fim de ano. É um presente nosso aos que, assim como nós, engajam em ações que auxiliam o próximo sem nenhuma contrapartida a não ser a satisfação em ajudar", ressalta Raphael Denadai, presidente da SKY Brasil.
A primeira edição da campanha arrecadou mil bolas e ajudou os três maiores Bancos de Sangue do Brasil a salvarem mais de quatro mil vidas. Cada bolsa de sangue coletada é dividida em quatro componentes que podem ser utilizados em até quatro pacientes diferentes.
É possível também contribuir com a campanha por meio da compra de bolas e acessar mais informações no site do PlayFC.
 
FONTE: SKY| Ketchum
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp