07/12/2021 às 14h55min - Atualizada em 07/12/2021 às 14h55min

Plano Municipal de Turismo é aprovado em sessão extraordinária do Comtur

FONTE: Assessoria de Comunicação ABET - FOTO: Victor Imesi
,
Na última semana, a Secretaria Municipal de Turismo, a Comissão de Elaboração do PMT e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) apresentaram o texto do novo Plano Municipal de Turismo para os membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). O documento, que já estava sendo elaborado há alguns meses de forma colaborativa entre a gestão municipal, o trade turístico e a população, foi aprovado pelos presentes na sessão, que aconteceu no Hotel Minas Garden.
O secretário de Turismo, Ricardo Oliveira Fonseca, frisou a importância da parceria com a ABET e falou sobre as expectativas e os desafios que envolvem o processo de implementação do PMT: “A presença ativa da ABET foi fundamental para que chegássemos a esse momento do Plano Municipal de Turismo de Poços de Caldas, pois nos foi entregue um projeto coerente e alinhado às necessidades do município. Esperamos que, com as ações propostas, consigamos despertar um novo olhar das pessoas em relação ao nosso turismo, principalmente no quesito de ‘pertencimento’. Ao longo dos anos, esse sentimento foi se perdendo e queremos revivê-lo. Queremos mostrar e valorizar o que temos de melhor - que é nosso povo -, e ter o próprio poços-caldense chancelando a cidade como ‘destino turístico’ é fundamental para levarmos Poços ao lugar de destaque que ela tanto merece. As expectativas estão enormes em relação ao PMT e tenho certeza de que o engajamento do trade turístico também será um diferencial, afinal o desenvolvimento econômico de uma cidade é resultado de uma gestão compartilhada, e investidores, empresários e demais gestores locais devem ter atuação ativa no setor para fortalecer o nosso turismo e atrair os visitantes e fazê-los voltarem. Tem muito trabalho pela frente ainda e meu desejo é que o que estamos construindo agora seja continuado em gestões futuras, pois esse é um legado pertencente à cidade, não é de um ou outro, é de todos”.
 
Durante o evento, o diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, também ressaltou a aprovação do Plano Municipal de Turismo e agradeceu a parceria dos envolvidos: “O PMT é muito mais que um texto. É um arquivo importantíssimo para conseguirmos nortear o que será feito em prol do desenvolvimento do turismo na cidade. Estamos falando de um planejamento que envolve todos os setores da economia local e que impactará, de alguma forma, em todas as pessoas que vivem em Poços de Caldas, seja pelas suas atividades diretamente ligadas ao turismo, seja pela melhoria na qualidade de vida que se espera alcançar a partir da implementação das ações. Estou muito honrado de participar desse projeto e gostaria muito de agradecer a todos, principalmente aos representantes da Comissão de Elaboração do PMT, que aceitaram prontamente esse desafio de nos ajudar a criar um planejamento de forma coletiva e que deu voz a diferentes setores do município”.
 
A Comissão de Elaboração do PMT foi formada por representantes de 13 categorias envolvidas diretamente ou não com a atividade turística no município, sendo composta pelos seguintes representantes: André Carneiro (meios de hospedagem), Gina Remedio Carneiro (meios de alimentação), Marcelo Campos Gonçalves (atrativos turísticos privados), Siomara Bonafé Costa (eventos), Ricardo Fonseca Oliveira (Poder Público), Giovanni Granato (comércio em geral), Patrícia Belchior de Ávila (produção associada ao turismo), Luis Felipe Gallo (população), Fabio Zanella Leite (guias, receptivos e transportes turísticos), Cassius Anderson Miquele de Melo (instituições de ensino), Luis Gustavo Santos Dutra (Cultura), Terezinha Couto (Meio ambiente) e Adriane Matthes (Patrimônio Cultural e Urbanismo).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp