Brand-News Publicidade 1200x90
06/12/2021 às 16h57min - Atualizada em 06/12/2021 às 16h57min

Água consumida em Poços de Caldas não apresenta contaminação radioativa, afirma relatório inédito

FONTE E ILUSTRAÇÃO: Ricardo Augusto da Silva Alfenas - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
Um relatório científico intitulado “Nota Técnica Nº 02/2021/LAB-PROQ-LAPOC/SECTEC/LAPOC/CGRC/DRS”, elaborado por profissionais do Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), apresentou a seguinte conclusão: “as águas fornecidas pelas estações de tratamento da Prefeitura de Poços de Caldas - MG não apresentam níveis de radioatividade que motive temor por parte dos habitantes do município, pelo fato dessas águas serem adequadas ao consumo humano e, portanto, em conformidade com a legislação”. Além disso, o documento destacou a importância dos processos de tratamento de água realizados no município: “o processo adotado no tratamento contribui substancialmente para reduzir ainda mais a radioatividade”.
De acordo com o documento, a motivação para a realização do estudo surgiu da veiculação de informações sem comprovação científica, sobretudo em redes sociais, acerca de uma suposta contaminação radioativa nas águas do município de Poços de Caldas. O trabalho coletou amostras de água no decorrer do ano de 2020 nos reservatórios de Estações de Tratamento de Água municipais, realizou análises de parâmetros radiométricos e comparou os resultados com a legislação vigente do Ministério da Saúde, concluindo que “a qualidade das águas está em conformidade com a legislação vigente, sendo, portanto, apropriada ao consumo humano”.
O estudo foi conduzido pelos doutores Marcos R. L. do Nascimento, Henrique T. Fukuma e Heber L. C. Alberti, todos do LAPOC/CNEN. Para Marcos Nascimento, “esse trabalho visou esclarecer cientificamente esse tema para a população de Poços de Caldas, pois é um assunto de interesse para a saúde pública”. Ainda segundo o químico, pesquisa semelhante já se iniciou para o município de Caldas (MG), sendo que os resultados devem ser divulgados no início de 2023, considerando que as amostragens serão feitas ao longo do ano de 2022.
Para consultar o estudo na íntegra, clique aqui.



Para maiores informações sobre o LAPOC/CNEN, visite seu website e redes sociais:
WEBSITE: www.cnenpc.gov.br
FACEBOOK: www.facebook.com/CNEN.LAPOC
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/lapoc.oficial/
YOUTUBE: https://bit.ly/3dfwCSw

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.