25/01/2021 às 14h56min - Atualizada em 25/01/2021 às 14h56min

IMS doa 29 desenhos de Bruno Filisberti ao Museu Histórico e Geográfico

FOTOS E FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu recentemente a doação de 29 desenhos feitos pelo pintor Bruno Filisberti, um dos grandes artistas da história cultural do município. As obras foram doadas ao acervo do Museu pelo Instituto Moreira Salles (IMS).
Bruno Filisberti nasceu em Mococa/SP, em 1912, e viveu em Poços de Caldas desde sua adolescência. Em São Paulo, frequentou a conceituada Escola de Belas Artes e recebeu aulas de mestres como Paulo Vergueiro e Amadeu Scavoni. Produziu várias obras até 1979, ano de sua morte.

O coordenador do IMS/Poços, Haroldo Paes Gessoni, informou que os desenhos estavam com o instituto há alguns anos e que a doação para o acervo do município se deve à importância que o pintor tem para a história cultural da cidade. São 29 desenhos e alguns estão no mesmo suporte. A maior parte é formada por esboços de rostos, diferente dos quintais, casarões e manifestações da cultura popular, tão presentes em sua obra.
Juntamente com o coordenador do Museu, Thiago Quinteiro, o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, recebeu oficialmente a doação. “O IMS é um grande parceiro da cultura da cidade e, mais uma vez, fez uma entrega tão significativa para a nossa história. Bruno Filisberti é um pintor de alma e de vida poços-caldense, que deixou registrada a sua história, a história da cidade e das pessoas”, destacou o secretário.
Thiago disse que o Museu já conta com um espaço dedicado às produções do pintor e, dessa forma, vai poder também realizar exposições.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp