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03/12/2021 às 16h04min - Atualizada em 03/12/2021 às 16h04min

+ DO TURISMO - 03/12

Colheita da Maça - FOTO: Rafael Schweitzer
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Turismo: Fraiburgo dará início à colheita da Maçã


Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atrai 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local
 
Conhecida como a Terra da Maçã, a cidade de Fraiburgo (SC), localizada no Vale dos Imigrantes, está pronta para receber os turistas que, anualmente, são atraídos para a região em busca de conhecer e presenciar a famosa colheita da maçã – responsável por 40% das atividades econômicas do município. A abertura será no dia 20 de dezembro e se estenderá até 10 de abril de 2022 (pode sofrer alterações de acordo com as condições da natureza).
De acordo com a diretora de turismo de Fraiburgo, Natália Latrechia, aproximadamente 10 mil pessoas vão ao município para participar da colheita e ter a oportunidade de comer uma fruta diretamente do pé. “A maçã é um importante estímulo para o nosso turismo, atraímos pessoas do Nordeste, Sudeste e Sul do país. São cinco meses em que nossa economia é potencializada em mais de 50% por mês, com um consumo expressivo dos setores de hotelaria, restaurantes, postos de combustíveis, artesanato e lojas em geral”, destacou.
 
O proprietário do Hotel Renar, Edson Ziolkowski, confirma a importância da colheita da maçã para o setor de serviços de Fraiburgo. “Todos os anos temos uma ocupação de 100% aos finais de semana, e na média do mês, em torno de 65%. Para atrair a atenção dos turistas, oferecemos pacotes promocionais para o período e um serviço diferenciado que envolve a gastronomia de nosso restaurante, bem como as atividades de lazer”, salientou. 
O Renar é o hotel mais tradicional de Fraiburgo, tendo completado 40 anos em 2021. É bastante procurado pelos turistas por estar intimamente ligado à história da região, pois foi idealizado pelo fundador da cidade, René Frey. Daí então, com o empenho da filha Gerda Maria Ziolkowski, e do neto, Edson Ziolkowski, o Renar tornou-se realidade. “No início da década de 1980, meu avô enxergou a grande oportunidade da Terra da Maçã se tornar um polo de negócios, desenvolvimento e turismo. Ao lado do meu tio, Arnoldo Frey, eles foram os grandes responsáveis pelo crescimento de Fraiburgo”, contou Ziolkowski.
Visitar Fraiburgo é uma experiência peculiar e fascinante. Apesar da colheita da maçã ser a atração principal, existe um roteiro com tantas outras opções de entretenimento, que mesclam história, gastronomia e diversão. 
Além dos passeios pelos pomares de maçã, o turista pode visitar as cidades da Rota da Amizade (Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Arroio Trinta, Iomere e Joaçaba). Ainda tem a Floresta René Frey, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Lago das Araucárias, Cervejaria Holzbier e diversos outros pontos turísticos. 


 FONTE: Liberdade de Ideias – [email protected]
 
 
 
 
Cerveja já não é a preferência nacional, pelo menos durante as viagens: pesquisa revela opção pelo vinho como bebida das férias
 
O brasileiro não deixou de apreciar uma boa cerveja, principalmente em um país onde o verão é marcado por temperaturas altas e a preferência de viagens é para o litoral. Mas uma pesquisa* recente da Booking.com revelou que a gelada não é a preferência nacional quando se trata de férias: 33% dos participantes do estudo afirmaram que o vinho tem mais a ver com o sabor de viagens, à frente dos 24% que preferem a cerveja. Até mesmo o cheiro do vinho (21%) os remete mais às viagens do que o da cerveja (16%).
O questionário encomendado pela plataforma online foi respondido por 1.000 brasileiros que pretendem viajar nos próximos 12 meses. Destes, três a cada quatro (76%) afirmam que uma boa experiência gastronômica faz a diferença em uma viagem. Para 43%, o sabor que mais os remete às viagens de férias é o de “comidas de rua”. Seguido desta preferência vêm as massas e pizzas (42%), o churrasco (41%), e o café da manhã de hotel ou comidas típicas (38%).
Apesar de as comidas típicas não figurarem no topo do ranking dos sabores de férias, 92% dos participantes revelam que preferem experimentar uma comida tradicional do local a fazer refeições internacionais. E a gastronomia também se revela uma protagonista das preferências quando 67% chancelam que gostam mais de visitar um mercado local com cheiros específicos da culinária do lugar do que uma rua comercial com lojas perfumadas.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Booking.com no Brasil

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