01/12/2021 às 16h55min - Atualizada em 01/12/2021 às 16h55min

Flavinho homenageia Mosconi com Diploma de Honra ao Mérito

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
O atual secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Eduardo Venturelli Mosconi, receberá o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal, por indicação do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), através de um Projeto de Decreto Legislativo. A sessão solene para entrega desta e de outras honrarias será na próxima sexta-feira (03), às 19h30, no Plenário da Casa.
Médico, parlamentar respeitado, um dos criadores do SUS (Sistema Único de Saúde) na Constituinte e, atualmente, secretário municipal de Saúde de Poços de Caldas. A trajetória e história profissional de Doutor Mosconi serão relembradas durante a cerimônia da Câmara. “Tive a satisfação de trabalhar com o Doutor Mosconi na Saúde, quando conheci de perto essa pessoa que aprendi a admirar, pelo seu histórico de realizações e de trabalho em prol da saúde. Doutor Mosconi foi e é o gestor responsável pelas ações de combate à pandemia da COVID-19 no município. Um trabalho que envolveu a liderança de milhares de profissionais da Saúde e a tomada de ações decisivas, com a responsabilidade de proporcionar assistência e prevenção em meses tão dramáticos para todos nós, mas especialmente para quem trabalha na Saúde. Pelo imenso valor histórico e humano de tudo o que o Doutor Mosconi fez e continua fazendo pela Saúde, neste momento, especialmente para a população de Poços de Caldas, é que foi feita essa proposição, prontamente acatada pelos colegas vereadores. Fico muito feliz e grato em poder fazer esta homenagem”, disse Flavinho.
 
CURRÍCULO REPLETO DE CONQUISTAS - Carlos Eduardo Venturelli Mosconi já recebeu o Título de Cidadania Poços-caldense no ano de 1995. Nascido em São Paulo, mas em Andradas desde os primeiros meses de vida, foi no sul de Minas que se estabeleceu e foi pela região que sempre trabalhou. Ainda criança, viu o pai, Alcides Mosconi, ser prefeito de Andradas e, na sequência, deputado estadual, o que provocou a mudança da família para Belo Horizonte, na segunda metade da década de 50. Anos mais tarde, a amizade do pai com Tancredo Neves fez com que Mosconi recebesse a oferta de moradia, enquanto estudante de Medicina da UnB, a Universidade de Brasília. Com a influência do pai, teve a oportunidade de ser testemunha de importantes momentos da história política do Brasil e o envolvimento foi inevitável: veio a participação em movimentos estudantis, a filiação ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e, no final dos anos 80, a fundação do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)
Aos 77 anos, casado, pai de quatro filhos e avô de sete netos, Doutor Mosconi, como é conhecido, tem um currículo repleto de conquistas: foi deputado federal quatro vezes e deputado estadual duas vezes. Médico, especialista em Nefrologia e Urologia, professor universitário, foi presidente da Comissão de Saúde da Câmara Federal e também da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de secretário estadual de Saúde do Distrito Federal. A formação acadêmica também deu a Mosconi a possibilidade de ser relator da Saúde na Constituinte, contribuindo decisivamente para a criação do SUS, o Sistema Único de Saúde, feito que faz de Mosconi personagem importante da história do Brasil, da política e da saúde pública. O currículo extenso inclui, ainda, a presidência do INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social; secretário de Assuntos Municipais do Governo de Minas; convite para assumir a abertura da faculdade de Medicina da Unifenas em Belo Horizonte, onde esteve por quatro anos; presidente da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) por dois anos; e vice-presidente do Conselho Deliberativo de Política Nacional de Café.
 
Para Mosconi, o reconhecimento do Legislativo é de extrema importância para sua vida pessoal e profissional. “Eu recebi com muita alegria a notícia dessa honraria. Para minha vida pessoal, profissional e política, esse reconhecimento é muito importante, vindo especialmente neste momento, já depois de tantos anos militando na política. Agradeço de maneira igualitária a todos os vereadores, que considero meus conterrâneos e que aprovaram o meu nome para esta homenagem. Faço uma ressalva especial ao meu amigo, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva, que trabalhou comigo na Secretaria de Saúde e que indicou o meu nome para receber esta honraria, o que me deixou ainda mais feliz, por ser um amigo a quem estimo e respeito muito”, declarou.
 
A solenidade para entrega das honrarias será transmitida pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp