01/12/2021 às 16h41min - Atualizada em 01/12/2021 às 16h41min

Identifique a causa da queda excessiva de cabelos

Cabeleireiro, Visagista, Tricologista e Colorista - Studio JG Visagismo
Whats: (35) 9 9127-4885
,
A queda de cabelo excessiva é caracterizada pela perda de mais de 100 fios de cabelo por dia. Não é preciso contar eles fios estão presentes em todos os lugares, é porque há queda excessiva. As causas podem ser diversas. Seguem algumas das principais:
 
. Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas
Uma alimentação pobre em nutrientes, vitaminas e minerais, como proteínas, o zinco, o ferro e as vitaminas A e C, pode ser uma causa de o cabelo cair. Isto ocorre porque esses nutrientes ajudam no crescimento e fortalecimento capilar - por isso uma dieta pobre nestes nutrientes favorece a queda dos cabelos.
 
. Excesso de estresse e ansiedade
O excesso de estresse e ansiedade pode causar um desequilíbrio hormonal do cortisol, um hormônio relacionado ao estresse que, quando está com os níveis aumentados, pode provocar a queda excessiva do cabelo, com aumento do número de fios que caem por dia. Isto ocorre devido a uma condição chamada eflúvio telógeno, caracterizado pela queda generalizada do cabelo no couro cabeludo e interrupção do crescimento do fio.
Além disso, o estresse e a ansiedade podem afetar a digestão e a absorção de nutrientes no corpo, causando desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios, fazendo com que o cabelo caia.
 
. Menopausa ou andropausa
A menopausa, que é a interrupção da menstruação por um processo natural de envelhecimento da mulher (no qual o ovário deixa de produzir estrógeno), ou a andropausa, que é a menopausa masculina (quando os testículos diminuem a produção de testosterona), provocam uma alteração hormonal que pode fazer com que o cabelo caia de forma mais frequente.
 
. Período pós-parto
Durante a gravidez os hormônios estrógeno, progesterona, ocitocina, HCG e prolactina encontram-se elevados, o que deixa o cabelo com um aspecto bonito e brilhante. No entanto, imediatamente após o parto, os níveis hormonais diminuem rapidamente, principalmente de estrógeno e progesterona, voltando aos valores próximos do normal em 24 horas após o nascimento do bebê. Isto pode fazer com que o cabelo fique mais fraco e caia mais.
 
. Uso de produtos químicos no cabelo
O uso de produtos químicos no cabelo, como formol, alisantes ou tintura de cabelo pode causar enfraquecimento dos fios, que podem se tornar mais secos e quebradiços, principalmente na raiz, além de danos na cutícula do fio, o que pode levar a queda de cabelo.
 
. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos como varfarina, heparina, carbimazol, isotretinoína, acitretina, lítio, betabloqueadores, colchicina, anfetaminas e medicamentos contra o câncer podem favorecer a queda de cabelo.
 
. Infecção por fungos
A infecção do couro cabeludo por fungos, chamada de tinea, tinha ou micose, pode favorecer a queda excessiva dos fios de cabelo, além de causar coceira intensa no couro cabeludo.
 
. Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é um desequilíbrio dos hormônios produzidos pela tireoide, que encontram-se diminuídos, principalmente T3 e T4, que são essenciais para o funcionamento de todas as células do corpo, e que pode deixar os cabelos mais finos, secos e sem brilho, causando a queda.
 
Se você detectou queda excessiva de seus cabelos, cuja causa pode ser uma destas acima, procure um médico, nutricionista ou cabeleireiro para orientação. Identificar o problema faz a diferença para um tratamento eficaz.



*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp