30/11/2021 às 14h57min - Atualizada em 30/11/2021 às 14h57min

Exposição experimental ‘Habitar-se’ vai ocupar a galeria Arte Ziriguidum

FONTE E FOTOS: Sandra Ribeiro - oisandraribeiro@gmail.com
Concebida primeiramente para o formato virtual, a exposição “Habitar-se - uma poética sobre corpos e espaços”, adotou o conceito transmidiático* e teve como ponto de partida os poemas de Dani Vilas Bôas e Isabela Viana, que tratam de temáticas sobre o cotidiano, descoberta de si mesmas, além dos próprios desafios enquanto mulheres.
Neste contexto, aspectos como empoderamento, corporalidade, feminismo, autoconhecimento, solidão e identidade permearam os trabalhos. As fotografias de Sandra Ribeiro criaram narrativas poéticas e visuais que se apresentam como uma ferramenta para que outras mulheres possam explorar novas formas de se posicionarem na sociedade, assim como expressarem seus sonhos, sentimentos, desenhos e fantasias, fragilidade e força, fazendo do corpo feminino um instrumento para a ocupação do cenário cultural, artístico e social e como um ato político.
 
Aprovada no edital Economia Criativa da Secretaria de Cultura de Poços de Caldas, a exposição sai do ambiente virtual para se instalar na galeria Arte Ziriguidum, e estará aberta ao público entre 4 e 20 de dezembro de 2021, com entrada franca.
Com curadoria de Daniel Ribeiro, um novo conceito e ambientação foi pensado para trazer o conceito ao formato presencial, fazendo com que o trabalho proporcione uma experiência estética a diversos públicos, pois apresenta a possibilidade de transpor as limitações do texto e da imagem, e desenvolvendo uma linguagem mais sensorial, a partir de narrativas poéticas. A série de fotografias e poemas será exibida a partir do entrelaçamento de algumas linguagens, produzindo o que as autoras chamam de transmidiático*.
Longe de generalizar as questões acerca das temáticas femininas, a exposição pretende oferecer um trabalho sensível e poético que evidencie a descoberta da mulher enquanto sua própria morada, exaltando o corpo feminino para além da objetificação de seus corpos.
 
(*) Transmídia, do inglês transmedia, significa conteúdo que se sobressai a uma mídia única.
 
 
SERVIÇO:
Vernissage: 04/12/21 - 17h. Gratuito
Período de exposição: 4 a 20 de dezembro (segunda à sexta, das 13h às 17h / domingos, 05 e 12, das 13h às 17h / sábado, 11, das 10h às 15h)
 
Ficha técnica:
Concepção: Isabela Viana e Dan Vilas Bôas
Poemas textuais e sonoros: Isabela Viana e Dani Vilas Bôas
Fotografia e produção executiva: Sandra Ribeiro
Direção de voz e imagem: Évila dos Anjos
Curadoria e modelagem 3D: Daniel Ribeiro
Captação e edição de áudio: Gilbão Leeu
Design gráfico: Gilbão Leeu


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp