22/01/2021 às 14h49min - Atualizada em 22/01/2021 às 14h49min

Instituições culturais preparam programação online para comemorar os 467 anos da cidade de São Paulo

FONTE: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial e gratuita para comemorar os 467 anos de São Paulo, celebrados no dia 25, durante o fim de semana e no dia do aniversário da capital, com ações virtuais e presenciais. Entre as atrações que o público poderá apreciar estão a exibição de filmes, mostras, oficinas, contação de histórias e concerto especial da Osesp. Confira abaixo a programação online.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo fará um concerto no dia 22 de janeiro em homenagem à cidade, que será transmitido ao vivo nos canais da Osesp (YouTube, Facebook e Instagram), com regência de Thierry Fischer. Confira o programa completo: https://www.osesp.art.br/concertoseingressos/concerto.aspx?IdApresentacao=8326.

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) lançará o primeiro episódio de seu novo projeto: SPCD na Estrada. Na ação, que vai ao ar nas redes sociais da Companhia no dia 25 de janeiro, às 18h, os bailarinos da casa dançam trecho de Odisseia, da coreógrafa Joëlle Bouvier, em plena Avenida Paulista, na frente do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Mais informações no site https://spcd.com.br/.

Para a criançada que adora uma história, a Pinacoteca de São Paulo tem a PinaCanção - uma história cantada entre pinturas, criada por Hélio Ziskind. Um espetáculo que faz parte do Pinafamilia, projeto destinado a todo tipo de família. Nessa história, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, dura 40 minutos e está disponível em https://pinacoteca.org.br/pinacancao/.

O Museu da Casa Brasileira irá promover no dia 25 de janeiro, às 10h, uma oficina de desenho online, pela plataforma Zoom, em homenagem ao aniversário da cidade. A celebração contará com uma sessão de escuta de músicas que apresentam São Paulo sob diversas perspectivas, além da tradicional proposta de desenhos junto aos participantes. A intenção é compartilhar imagens, ideias, lembranças, afetos e desejos que giram em torno do imaginário paulistano. Mais informações no site https://mcb.org.br/pt/.

Já o Museu Catavento traz a oficina "No Profundo Azul", dia 25, que revela um experimento que pode ser reproduzido em casa e demonstra como são divididas as camadas do oceano. Os pequenos podem ainda aprender um pouco mais sobre a grande megalópole no vídeo "Hoje é dia de Aniversário de São Paulo", que destaca a história da cidade, às 12h, também no dia 25. Mais informações: https://museucatavento.org.br/.

A Casa Guilherme de Almeida irá exibir o documentário "AFRO-SAMPAS ", via plataforma zoom, com Rose Satiko G. Hikiji e Jasper Chalcraft, no dia 23 de janeiro, às 15h. A obra recebeu o prêmio de melhor filme no Encontro da ANPOCS 2020 e revela a presença africana na música brasileira de diversas formas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 22 de janeiro por meio do site https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/sala-cinematographos/ver-programacao.php?idprogramacao=247&iddata=686


A Oficina Cultura Maestro Juan Serrano tem atrações voltadas para todos os públicos, que vão de artes visuais, gastronomia, literatura, música, grafite e teatro, no dia 25 de janeiro. O evento será realizado ao vivo pela plataforma Zoom e terá transmissão pelo Facebook: @OficinasCulturais. O espetáculo teatral "O gato de botas", da Cia Teatral Condoreira, será às 11h; a oficina de dobraduras artística "Criando animais divertidos", com Belem e Belem Produções Artísticas, às 12h, (necessita de inscrição prévia); e, por fim, o show musical "Clássicos da Jovem Guarda" com a banda NB, às 15h.
 
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp