29/11/2021 às 14h51min - Atualizada em 29/11/2021 às 14h51min

Exposição na Câmara alerta para prevenção ao câncer de próstata

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas

Atendendo a uma solicitação das vereadoras Regina Cioffi (PP) e Luzia Martins (PDT), a Câmara recebe a exposição "Um Toque pela Vida", em alusão ao Novembro Azul. A campanha visa conscientizar sobre os cuidados com a saúde do homem, em especial com relação ao câncer de próstata.
 
A abertura oficial da exposição aconteceu na última terça-feira (23), com a presença de vereadores, do prefeito Sérgio Azevedo, dos secretários municipais de Governo e de Administração e Gestão de Pessoas, Celso Donato e Ana Alice de Souza, do diretor do Departamento de Saúde Coletiva Nilton Junqueira e do médico urologista Dr. Celso Roberto Scafi. O material disponibilizado no saguão de entrada da Câmara foi elaborado pelo gabinete da vereadora Regina e aborda informações importantes sobre prevenção à doença.
 
Segundo o médico Dr. Celso Scafi, o câncer de próstata é o segundo tumor em incidência nos homens acima de 50 anos. Nesse sentido, ele alerta para a importância do diagnóstico precoce. “A Câmara Municipal se une ao restante da população pelo Novembro Azul. É uma campanha de conscientização para que os homens se atentem para os tumores, principalmente o de próstata. Esse é o segundo tumor em incidência em homens acima de 50 anos e é o segundo em mortalidade nessa mesma idade. O diagnóstico precoce faz com que você tenha oportunidade de tratamento ou pelo menos de controlar essa doença, para que o paciente possa voltar à sociedade, ao trabalho e à família. Então, o tratamento precoce/diagnóstico precoce é de fundamental importância e ele está disponível praticamente em toda a cidade, tanto no SUS quanto em convênio”, disse.
 
Para a vereadora Luzia Martins, tão importante quanto à mobilização do Outubro Rosa, para a prevenção do câncer de mama, é a campanha Novembro Azul. “Esse tipo de câncer é a segunda causa de morte da população masculina no Brasil, mostrando o descaso à medicina preventiva. Por isso a importância da informação. O preconceito prejudica muito os homens no combate ao câncer de próstata. Para o diagnóstico precoce é preciso quebrar a resistência ao exame preventivo, pois quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de cura e/ou as possibilidades de vencê-la. As ações como o Novembro Azul são fundamentais para derrubar tabus e preconceitos, que ainda impedem os homens de cuidar da saúde. Este tema deve ser trabalhado em grande amplitude para atingir os objetivos propostos”, declarou.
 
A exposição fica na Câmara até 03 de dezembro e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp