19/11/2021 às 15h36min - Atualizada em 19/11/2021 às 15h36min

Janela Mágica prepara série de vídeos sobre fotografia Lambe-lambe

FONTE E FOTOS: Bibi Rodriguez - bibirodriguez@hotmail.com

Projeto cultural vai disponibilizar conteúdo na internet e distribuir kits em escolas públicas de Poços de Caldas
 
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o Janela Mágica, projeto de fotografia que tem como principal objetivo disseminar conhecimento sobre a   fotografia analógica, está sendo realizado novamente em 2021. Mas este ano de forma diferente.
As ações do projeto estão sendo desenvolvidas e divulgadas de forma remota. O seu idealizador Sérgio Fernandes, arte - educador e a sua equipe estão em fase de edição de uma série de vídeos sobre as atividades do projeto e os processos analógicos do registro de imagens.
O tema do Janela Mágica em 2021 é “Fotógrafo Lambe-Lambe”. Nos vídeos Sergio fala sobre a história desse personagem e sobre essa incrível máquina fotográfica, principalmente usada por fotógrafos de praça. “Em Poços de Caldas também tivemos nossos fotógrafos de praça e entre eles o fotógrafo Mário Quinteiro, que no início da carreira chegou a usar uma câmera Lambe-lambe”, conta.
Com diferentes nomes, a câmera-laboratório, câmera-caixote ou câmera Lambe-lambe, como é mais conhecida, surgiu em diferentes partes do mundo no início do século XX e, logo, se popularizou. Os vídeos produzidos pelo projeto apresentam ainda oficinas e workshop que mostram como funciona na prática essa fascinante câmera fotográfica.
 
Os conteúdos produzidos em formato audiovisual, também incluem uma exposição sobre o tema, “Fotógrafo Lambe-lambe”. Todo o material, de acordo com Sérgio, estará disponível nas redes sociais e no canal do YouTube do projeto. “Além disso, reforçando o caráter itinerante do Janela Mágica, a equipe vai distribuir gratuitamente kits em todas as escolas públicas e instituições de educação e de cultura da cidade de Poços de Caldas”, afirma. 
Cada kit contará com vídeos das oficinas, workshop e exposição em mídia física (DVD/pendrive), além de todos os materiais impressos do projeto (cartão, cartaz, apostila). Também farão parte desse kit alguns materiais para a realização de atividade prática sobre o tema fotografia analógica e fotógrafo Lambe-lambe. Assim acreditamos que podemos alcançar de forma efetiva todo o público-alvo pensado para o projeto e atingir todas as metas estabelecidas para este ano”, revela Sérgio.
 
Além de Sérgio Fernandes, o Janela Mágica conta em 2021 com outros profissionais: Bibi Rodriguez na produção, Ana Clara Oliveira na assessoria, Ricardo Braga responsável pelas ilustrações e Mauricio Sales no designer gráfico. Os vídeos estão a cargo de Bruno Lago e Leonardo Rezende da Verse Filmes.
 
Saiba mais e acompanhe todo o conteúdo do projeto pelo site www.magicajanela.com.br, nas redes sociais instagram.com/magicajanela, facebook.com/ProjetoJanelaMagica e no canal https://www.youtube.com/channel/UCvILVMLZNVGMjVpw8CU0Vtw que inclusive já tem um teaser com as novidades deste ano.
 
REALIZAÇÃO - O projeto cultural Janela Mágica 2021 está sendo viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, conta com o patrocínio do Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas através da Secretaria Municipal de Cultura. Realização Governo de Minas Gerais - Governo Diferente estado Eficiente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp